Cristiano Ronaldo completará 40 anos na próxima quarta-feira (05/02) e é o atleta mais bem pago do mundo, de acordo com o ranking da «Forbes», ganhando 239,25 milhões de euros, dentro e fora dos relvados, com um portfólio de investimentos muito heterogéneo.

Deste montante, 57,7 milhões de euros provêm das suas atividades não desportivas, oferecendo um cenário muito diversificado.

À medida que o seu valor no mercado futebolístico diminuía com o passar dos anos, o capitão da seleção portuguesa aumentou o seu envolvimento empresarial noutras áreas. Aos 19 anos, ingressou no Manchester United por 15 milhões de euros, valor que mais do que quadruplicou com a sua chegada ao Real Madrid. O clube espanhol acabou por vender Cristiano, então com 33 anos, à Juventus por 117 milhões de euros.

A partir daí, o seu valor foi diminuindo gradualmente com uma nova passagem pelo Manchester United até chegar ao Al Nassr da Arábia Saudita, onde atualmente está avaliado em 12 milhões de euros. Paralelamente, Cristiano, nascido em 1985, está a entrar cada vez mais no mundo dos negócios através das suas empresas «CR7 SA» e «CR7 Lifestyle», através das quais canaliza todos os seus investimentos.

Assim, tem participações na marca de água URSU, numa aplicação móvel de vida saudável, ERAKULIS, em produtos de recuperação para atletas, numa linha de roupa interior CR7 e noutra de fragrâncias CR7, e até em calçado, os sapatos CR7.

Cristiano Ronaldo tem também parcerias com a Nike, Binance, zujuGP e Whoop, bem como com a empresa americana Crunch, com a qual abriu ginásios em várias localidades de Portugal e Espanha, incluindo Aveiro, Badajoz, Gandía, Jaén, Matosinhos, Padrão, Rivas e Valência. O craque português possui ainda uma marca de relógios, a Epic X CR7, em colaboração com a relojoaria americana Jacob&Co.

Existem, no entanto, outros empreendimentos, uma vez que o futebolista é cofundador do grupo de clínicas de transplante capilar Insparya, com presença em Espanha, Portugal, Omã e Itália. Ronaldo tem também uma participação no grupo hoteleiro Pestana, que resultou na cadeia CR7 Lifestyle Hotels, uma parceria iniciada em dezembro de 2015 com a criação de uma joint venture avaliada em 75 milhões de euros. Atualmente, esta cadeia possui instalações no Funchal, Lisboa, Madrid, Nova Iorque e Marraquexe.

Além disso, o jogador anunciou em 2023 a sua entrada na Cofina Media, que foi posteriormente rebatizada como Medialivre, marcando assim a sua incursão no setor dos meios de comunicação.

Com 640 milhões de seguidores no Instagram e mais de 114,5 milhões no X, Cristiano Ronaldo também se tornou YouTuber no verão passado, quando lançou o seu canal «UR Cristiano». O canal já conta com 73,4 milhões de subscritores, uma iniciativa que o craque português justificou como uma forma de «estar mais próximo» dos seus fãs.

De acordo com a empresa de análise de média e redes sociais HopperHQ, Cristiano Ronaldo é a personalidade que mais lucra com o Instagram, ganhando 3,4 milhões de dólares (cerca de 3,3 milhões de euros) por cada publicação. É seguido pelo argentino Lionel Messi, que recebe 2,7 milhões de dólares (2,6 milhões de euros) por post, e pela americana Selena Gomez, com 2,6 milhões de dólares (2,5 milhões de euros) por publicação.

Apesar de todos estes negócios, o futebol continua a ser a principal atividade profissional de Cristiano Ronaldo. O jogador mantém-se em excelente forma física e ainda não deu sinais de querer retirar-se, embora o seu futuro como empresário esteja certamente assegurado.