
Pedro Proença já tomou posse esta segunda-feira como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Deixa mensagem ao governo.
Pedro Proença já tomou posse como novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol e subiu ao palco para discursar. O novo líder do organismo deixou uma garantia ao Governo:
«A Federação não é um partido político. Todos os partidos nos merecem respeito e serão interlocutores nos nossos anseios. Já aqui garanti que não seremos escudo para governos, nem bala para governantes. Sabemos que algumas propostas aguardam há anos demais. Temos energia e inconformismo para um tempo novo».
Pedro Proença criticou IVA dos espetáculos desportivos, abordou também o IRS sobre «atletas de alto potencial abaixo dos 23 anos» e assegura que não vem para «deixar tudo na mesma»:
«O IVA dos espetáculos desportivos tem de ser equiparado ao de qualquer outro espetáculo que se desenvolva em Portugal. Que termine este abuso e tremenda injustiça. É vital que o futebol português mantenha competitividade externa forte. O IRS sobre atletas de alto potencial abaixo dos 23 anos, vai precisar de uma resposta inadiável. Não podem apenas para promover. Tudo isso são palavras. Esta ação precisa de ações. Precisamos também de um PRR nacional para as infraestruturas desportivas. Se não tivermos um PRR para as infraestruturas, o país vai continuar a crescer de forma anémica. Viemos para respeitar o que de bom se fez e faz. Mas não viemos para deixar tudo na mesma».
Pedro Proença tomou posse na FPF Arena Portugal, na Cidade do Futebol em Oeiras. O antigo líder da Liga Portugal vai dirigir o organismo no quadriénio 2024-2028 e sucede assim a Fernando Gomes, que assumiu a FPF mais de uma década. Podes ver AQUI o discurso na íntegra.