O Celtic, dos portugueses Paulo Bernardo e Jota, sagrou-se tetracampeão escocês este sábado, depois de ter goleado no reduto do Dundee United, por 5-0.

Jota foi titular, de resto, mas saiu ao minuto 35, lesionado. Paulo Bernardo começou no banco, mas rendeu Arne Engels ao minuto 63.

Ao intervalo já a equipa orientada por Brendan Rodgers vencia por 3-0, beneficiando de um autogolo de Ryan Strain (30') e bis de Nikolas Kuhn (38 e 45+3'), ambos com assistência de Daizen Maeda, antigo jogador japonês do Marítimo.

Na segunda parte o Celtic ainda festejou mais dois golos, apontados por Adam Uche Idah (47 e 58'), que tinha rendido Jota na primeira parte.

Os verdes de Glasgow chegaram aos 84 pontos, sendo que o Rangers, com 66, já não consegue chegar ao primeiro lugar, embora ainda visite o St. Mirren este sábado, para a 34.ª de 38.ª jornadas. Na próxima jornada até haverá Old Firm, no Estádio Ibrox, mas o Celtic já garantiu o quarto título consecutivo, o 13.º dos últimos 14 anos.

No histórico da Liga escocesa, regista-se agora uma igualdade de títulos entre os dois rivais de Glasgow, ambos com 55 conquistas.