O parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade um voto de saudação apresentado pela Comissão de Desporto pelo fim da carreira desportiva da judoca olímpica Telma Monteiro.

A Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto lembra Telma Monteiro pela sua "carreira brilhante e de notável dedicação ao desporto" e como um "exemplo ímpar de perseverança, talento e resiliência".

"A atleta foi obreira de uma das mais notáveis carreiras do judo português e internacional", lê-se no voto de saudação.

Os deputados lembram o percurso da judoca em competições como os Jogos Olímpicos, Europeus e Mundiais onde "destacou-se desde cedo pelo seu talento, mas também pelo seu trabalho e dedicação, fruto de um compromisso e desígnio imparáveis para alcançar vitórias históricas".

O parlamento recorda a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, bem como as mais de uma dezena de medalhas conquistadas em campeonatos europeus e mundiais.

A judoca Telma Monteiro anunciou no passado dia 09 de dezembro o final da carreira, aos 38 anos, depois de um percurso de mais de duas décadas ao mais alto nível.

"Termino a minha carreira como queria, com a sensação que dei tudo o que tinha de dar, e foi como tinha de ser. Uma gratidão eterna", disse a judoca em declarações à BTV, acrescentando que pensa em todos que "contribuíram" para o seu percurso.

O clube também informou que Telma Monteiro vai continuar ligada ao Benfica, mas a partir de agora como "coordenadora do judo no clube, para desenvolver e inspirar novas gerações".

Entretanto, também esta sexta-feira, o Comité Olímpico de Portugal, em parceria com a Comissão de Atletas Olímpicos, assinalou o fim da carreira da judoca.