Tiago Martins atinge o limite de idade a 29 de maio, data em que completa 45 anos e, segundo Record apurou, não foi convidado a continuar como árbitro de campo a partir de 2025/26. A decisão do Conselho de Arbitragem, liderado por Luciano Gonçalves desde fevereiro, insere-se numa estratégia que visa dar passos no sentido da renovação do sector e introdução de novas metodologias de gestão dos recursos.

Porém, tendo sido até agora árbitro e vídeo-árbitro internacional, Tiago Martins deverá manter-se na função de VAR a partir de 2025/26, área na qual tem revelado maior aproveitamento. Aliás, nessa categoria foi novamente nomeado pela UEFA para uma final europeia, desta vez a da Champions feminina que se disputa em Alvalade, entre Arsenal e Barcelona, a 24 de maio.

A decisão do CA da FPF em relação a Tiago Martins diverge da que foi tomada quanto ao futuro de Hélder Malheiro. Este juiz de Lisboa completa 45 anos a 23 de junho, mas recebeu convite para continuar a ser árbitro de campo.

Na última classificação conhecida, a relativa a 2023/24, Tiago Martins terminou o exercício no 14.º lugar e Hélder Malheiro foi o 18.º árbitro da tabela de onde constavam 23 nomes. Este desfecho é indicador de uma avaliação negativa de Tiago Martins em 2024/25. O árbitro foi nomeado na 34.ª jornada para o Alverca-Portimonense, naquela que será a sexta nomeação consecutiva nos campeonatos profissionais, depois de ter estado um período inativo após o polémico Farense-FC Porto, da 22.ª jornada, a 16 de fevereiro, tendo regressado às atuações de campo a 5 de abril para o Tondela-Feirense.

Mais detalhes no Record na Hora desta quarta-feira, a partir das 19h45