
Nicolò Bulega alcançou a sua segunda pole position da época no Mundial de Superbike – dominando a Superpole em Cremona com uma nova volta recorde do circuito.
Após as primeiras voltas lançadas, Sam Lowes (Elf Marc VDS/Ducati) era o líder na frente de Bulega (Aruba.it Ducati) por 0,294s, com Andrea Iannone (Pata GoEleven/Ducati) em terceiro. Toprak Razgatlioglu (ROKiT BMW) era apenas oitavo.
Os pilotos passaram depois pelas garagens para prepararem os minutos finais da sessão – que poderiam ser cruciais na decisão da pole position e da composição do restante da grelha de partida.
A três minutos do fim, Razgatlioglu subiu ao segundo lugar, enquanto Álvaro Bautista (Aruba.it Ducati) se colocou na terceira posição e Bulega desceu a quarto antes de recuperar uma posição logo de seguida.
O italiano voltou a melhorar para chegar ao primeiro lugar já dentro do último minuto, batendo Lowes por 0,215s. Era uma nova volta recorde do circuito, feita em 1m27,866s.
Até ao fim, ninguém superou Bulega, que assim consumou a pole position para a primeira corrida e para a corrida Superpole. Lowes arrancará de segundo e Razgatlioglu de terceiro. Bautista conseguiu o quarto posto, com Xavi Vierge (Honda HRC) num animador quinto posto. A melhor Yamaha foi a de Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) em sétimo.