Neemias Queta, jogador da Seleção Nacional, tem sido alvo de racismo nas redes sociais. GAC faz levantamento de insultos e reflexão.

Neemias Queta, jogador da Seleção Nacional de Basquetebol, tem sido alvo de racismo. O Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo e a Xenofobia (GAC) expôs a existência de insultos nas redes sociais e fez uma reflexão através de uma publicação.

«Existe racismo contra pessoas portuguesas? Sim, claro! A expressão tantas vezes repetida, sobre a existência de racismo contra pessoas portuguesas, é de facto uma realidade, mas é importante enfrentar a verdade. Há pessoas portuguesas que são vítimas de racismo no seu próprio país».

«Isto acontece, por exemplo, com pessoas negras, ciganas ou de outras origens étnicas, que são portuguesas, mas nem sempre são vistas assim pela sociedade. Os comentários racistas, nas redes sociais, contra Neemias Queta, são crime (n.º 2 do art. 240.º do Código Penal)», completaram.

Neemias Queta nasceu a 13 de julho de 1999 no Barreiro e já quebrou o recorde português de pontos numa fase final do Europeu: 75 pontos na edição de 2025.