Durante cinco anos consecutivos, Phoenix Raceway tem sido o epicentro da final da temporada da NASCAR, acolhendo confrontos do Championship 4 sob o abrasador sol do Arizona. Mas com os fãs a clamarem por mudanças e vozes proeminentes como a de Kevin Harvick a pedirem uma rotação, os responsáveis da NASCAR estão finalmente a insinuar uma alteração.
Embora Phoenix tenha a infraestrutura e a história—reforçada por um facelift de 178 milhões de dólares em 2018—muitos argumentam que lhe falta a emoção de alto risco que uma corrida decisiva para o título exige. Entra o COO da NASCAR, Steve O’Donnell, que não descartou um formato rotativo:
“Não limitaria algo apenas a Miami… terias uma visão mais ampla sobre os locais que poderiam acolher um campeonato.”
Com a NASCAR a olhar para 2026 e além, vamos explorar onde pode estar o futuro da final da Série Cup:
Las Vegas Motor Speedway: O Diamante no Deserto
Quando se trata de brilho, glamour e fanfarra, Las Vegas preenche todos os requisitos. Um oval de 1,5 milhas com um histórico comprovado, está localizado na capital do entretenimento do mundo, tornando-se um palco perfeito para uma final de temporada.
Kevin Harvick—um vencedor de Las Vegas por duas vezes—apoiou-o de todo o coração:
“Adoraria ver o Las Vegas Motor Speedway ter uma corrida de campeonato.”
Com 80.000 lugares e um clima ideal em Novembro, Las Vegas traria espetáculo e drama ao maior momento da NASCAR.
Homestead-Miami Speedway: Um Favorito dos Fãs
Homestead tem sido há muito tempo o favorito sentimental. Desde a épica vitória de Tony Stewart em 2011 até os momentos definidores da dinastia de Jimmie Johnson, o circuito de 1,5 milhas proporcionou finais inesquecíveis.
A NASCAR possui a instalação na totalidade, o que torna a logística mais fácil. Além disso, a sua bancada progressiva garante corridas emocionantes em múltiplas faixas—um ingrediente chave para um decisor de campeonato.
Outros Cavalos de Troia para o Finale
- Charlotte Roval
Combinando desafios de pista de estrada com corridas em oval de alta velocidade, o Roval ofereceria um finale único e imprevisível—um que recompensa habilidade e estratégia. - Nashville Superspeedway
Uma pista com história e entusiasmo, Nashville poderia aproveitar a sua cultura de música country para criar um fim de semana de campeonato como nenhum outro. - Atlanta Motor Speedway
Recentemente reconfigurada, Atlanta corre como uma superspeedway—altas velocidades, corridas em pack e uma imprevisibilidade emocionante. Essa é uma receita para drama numa corrida pelo título.
Novas Alterações de Qualificação e Prática para 2025
Enquanto o debate sobre o campeonato continua, a NASCAR já introduziu qualificação em uma única ronda para 2025, excluindo as superspeedways.
As principais alterações incluem:
- Sessões de prática de 25 minutos para uma melhor preparação na pista.
- Duas rondas de qualificação em Daytona, Talladega e Atlanta.
- Qualificação em pistas de estrada dividida em duas sessões de 20 minutos para grupos separados.
- Uma prática de 50 minutos para o Daytona 500 para agradar os pilotos que buscam mais tempo na pista.
A Conclusão
A disposição da NASCAR para explorar locais rotativos para a corrida do campeonato sinaliza uma nova era de envolvimento dos fãs e inovação. Seja Las Vegas, Homestead, ou uma pista surpresa como Charlotte, as apostas são claras: a NASCAR precisa de uma corrida final digna dos seus campeões.
Com mudanças nos treinos e qualificações já em vigor para 2025, o futuro parece mais brilhante—e um pouco mais ousado—para o desporto motorizado favorito da América.