
O espanhol Mikel Landa teve alta hospitalar três dias após a grave queda e o consequente abandono durante a primeira etapa da Volta a Itália, na Albânia, já está no seu país, em casa, onde enfrentará um «longo período de recuperação» da fratura estável da vértebra lombar TH11.
A informação sobre o estado clínico do ciclista basco foi divulgada, em comunicado, pela sua equipa, a Soudal Quick-Step. «Mikel [Landa] passou a primeira noite na Unidade de Cuidados Intensivos de um hospital em Tirana, capital albanesa, e como não apresentou mais complicações foi transferido para ambulatório na manhã seguinte, tendo sido tomadas as providências para o seu regresso a casa, onde poderá iniciar a sua convalescença, o que aconteceu esta segunda-feira. Landa parece bem-humorado e otimista em relação ao futuro», declarou a equipa belga.
O quinto classificado na Volta a França de 2024 também se pronunciou, pela primeira vez desde o acidente: «Gostaria de agradecer a todos pelas mensagens de apoio e carinho que recebi. Gostaria também de agradecer aos médicos no local do acidente e no hospital de Tirana, bem como a toda a equipa da Soudal Quick-Step que cuidou de mim e ajudou-me a regressar a casa. A recuperação será longa, mas o apoio que recebi dar-me-á força para o meu percurso», explica Landa também em comunicado.
Ainda no dia do diagnóstico da lesão ficou a saber-se que o trepador basco terá de permanecer em posição deitada, estável, durante um longo período de recuperação, o que coloca em risco a participação na Volta a França, que terá início a 5 de julho, dentro de menos de dois meses, em que voltaria a ser o principal apoio a Remco Evenepoel na montanha.