![Mercedes W16 Preparado para Grande Revisão na Temporada de F1 2025 para Evitar Armadilhas do Passado](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A Mercedes revelou a decoração do W16 numa grande cerimónia na O2 Arena de Londres, antes do lançamento oficial do carro no Bahrein. A próxima temporada de F1 2025 verá o W16, de acordo com George Russell, a passar por “mudanças significativas” em comparação com os seus predecessores. O piloto britânico destacou que a equipa tem sido mais meticulosa do que nunca nas suas modificações.
Russell esclareceu que, embora as alterações nas temporadas anteriores tenham abordado certos problemas, estas levaram inadvertidamente a novos. O foco do desenvolvimento da Mercedes este ano tem sido evitar o erro de criar novos problemas durante o período de inverno.
Apesar da atuação relativamente decepcionante das Flechas Prateadas em 2023, que as viu terminar em quarto lugar atrás da McLaren, Ferrari e Red Bull, a equipa recuperou com quatro vitórias na temporada passada. A intensa competição durante a parte final da última temporada sugere que esta temporada poderá assistir a uma disputa emocionante com o novo concorrente da Mercedes.
Russell, ao falar com membros da imprensa, incluindo o PlanetF1.com, comentou: “Todos os anos descobrimos um problema, resolvemos, e isso cria um novo. Este ano, temos sido muito mais disciplinados com cada mudança que fizemos e temos sido mais rigorosos do que nunca em termos de funcionamento do simulador. Queremos garantir que não vamos cair numa nova armadilha. Até agora, é um passo razoável.”
A Mercedes está prevista para fazer correr o W16 pela primeira vez antes dos testes de pré-temporada no Bahrein. Isto incluirá um dia de filmagens no Circuito Internacional de Sakhir e três dias de testes, que ajudarão a equipa a preparar-se para a nova temporada.
Russell acredita que o desempenho de um novo carro pode ser avaliado bastante rapidamente. Ele afirmou: “Acho que dentro de cinco voltas, sabes se estás em boa posição para uma boa temporada ou não. Nos últimos anos, soubemos nas primeiras cinco voltas que não estaríamos a lutar pelo campeonato, pelo menos não no início da temporada.”
Após ter passado por uma reestruturação significativa em 2023, que incluiu o regresso de James Allison como diretor técnico, a equipa está otimista em relação à próxima temporada. Russell concluiu dizendo: “Se trouxermos o desempenho que esperamos, deve ser um bom passo em frente. Nunca há garantias, mas estou otimista de que podemos ter uma temporada decente.”