
Após a derrota frente ao FC Porto B, consumando um ciclo de cinco jogos sem vencer, o FC Penafiel queria dar uma resposta positiva, logo no jogo posterior. E assim o fez. Os rubro-negros impuseram a sua superioridade frente ao Portimonense (3-0), no Estádio Municipal de 25 de Abril.

Os pupilos de Hélder Cristovão entraram a todo o gás no jogo, procurando chegar rapidamente ao tento inaugural. O sacrifício da turma da casa acabou mesmo por ser recompensado, com a primeira alteração no marcador a chegar logo aos 5'. Sodiq Fatai, com um passe disruptivo, encontrou André Silva nas costas da defesa. O avançado, com muita frieza, venceu a batalha das vontades frente a Vinicius Silvestre.
O guardião dos visitantes esteve mesmo em evidência, poucos minutos depois, mas não pelos bons motivos. Na sequência de um canto, o camisola '1' acertou no adversário, com os punhos. Esta saída mal medida levou a nova oportunidade flagrante para os durienses. Robinho respirou fundo e, na marca dos onze metros, não se fez rogado.
A arte de gerir o entusiasmo
Os Guerreiros do Sul, apáticos, não conseguiam subir as suas linhas com a clarividência necessária. Posto isto, o emblema nortenho acentuou a pressão, através de um futebol rápido e efetivo. Antes do intervalo, a diferença no resultado ficou, ainda, mais alargada, fruto de um corte infeliz de Yuki Kobayashi. Ao tentar intercetar um passe venenoso de André Silva, o central empurrou a bola para o fundo da sua baliza.
Os forasteiros acordaram no segundo tempo, dando alguns sinais de vida. Contudo, as aproximações à baliza à guarda de Manuel Baldé foram escassas, faltando, notoriamente, inspiração no último terço. Desta forma, a turma que atou de vermelho controlou o jogo a seu belo prazer, tapando todas as brechas no processo defensivo.
Com este resultado, o FC Penafiel passa a somar 40 pontos, ocupando, à condição, o segundo lugar da tabela classificativa. Já o Portimonense está na 12ª posição, com 26 pontos somados.