
Marc Márquez revelou que correu em Assen com exatamente a mesma configuração que utilizou em Mugello, numa demonstração de consistência técnica que tem sido uma das chaves para o seu domínio na temporada 2025. A única alteração significativa na sua Ducati foi a utilização de uma nova carenagem aerodinâmica, uma mudança que resultou de circunstâncias imprevistas nos treinos livres.
A adoção da nova aerodinâmica não foi planeada, mas sim consequência de um acidente nos primeiros treinos livres que obrigou a uma mudança de moto. ‘Caí com uma moto nos FP1, na terceira volta, e depois saltei para a segunda moto com a nova aero. Habituei-me e disse «ok, ficamos com isto»’, explicou Márquez, revelando como a adaptabilidade se tornou uma vantagem competitiva inesperada.
A capacidade de adaptação rápida a diferentes configurações tem sido uma marca distintiva do estilo de pilotagem de Márquez ao longo da carreira. ‘Um dos meus pontos fortes do meu estilo de pilotagem é habituar-me à situação e habituar-me à moto’.
A estabilidade técnica da equipa de Márquez é evidente na continuidade das configurações base ao longo de várias corridas. ‘A minha configuração base da Tailândia até aqui não mudou muito. Demos um passo em Mugello e mantivemos o mesmo passo aqui’, revelou o piloto.
Relativamente à nova aerodinâmica, Márquez manteve-se cauteloso sobre a sua eficácia a longo prazo, planeando mais testes para determinar a sua real vantagem. ‘Claro que em Sachsenring voltaremos [à aero padrão] e tentaremos de novo porque não está muito claro que seja melhor ou pior’, concluiu o líder do campeonato.