Com Matheus suspenso, depois de ter sido expulso na partida com a Roma, na ronda anterior da Liga Europa, Lukas Hornicek avança para a titularidade, tal como Carlos Carvalhal tinha confirmado há uns dias. O guarda-redes checo, de 22 anos, que está no SC Braga desde 2019, afirmou estar confiante para assumir o seu lugar no onze e em bom português.

«Estou preparado, sinto-me bem com a equipa. Os meus companheiros também se sentem confiantes comigo e viemos à Bélgica com muita determinação e ambição para ganhar», sublinhou o guardião em declarações aos meios oficiais do clube minhoto.

Hornicek ainda analisou o adversário, do ponto de vista defensivo, a equipa do Union St. Gilloise, apontando ao triunfo, num terreno complicado.

«É uma equipa que sofre pouco golos, penso que só foi batida cinco vezes, até agora, nesta Liga Europa. Ainda não perderam em casa, por isso vamos tentar quebrar esse registo, procurando ser felizes no final do encontro, somando três pontos.»

O técnico, Carlos Carvalhal, chamou 24 jogadores para este confronto, sendo que a principal novidade na convocatória é a inclusão de Robson Bambu e Rodrigo Zalazar, sendo que no sentido inverso, Matheus (suspenso) e João Ferreira (lesionado) não seguiram viagem para a Bélgica.

O central brasileiro, de 27 anos, lesionou-se, com um traumatismo no tornozelo esquerdo, à passagem da meia-hora na partida com o Lusitano de Évora, para a Taça de Portugal, falhando depois a deslocação ao Estrela da Amadora. Já o médio uruguaio, de 25 anos, está fora dos plano, com um problema muscular, desde 29 de dezembro, na derrota caseira do SC Braga (1-2), com o Casa Pia, no ronda 16 da Liga.

Os convocados:

Guarda-redes: Lukas Hornicek, Tiago Sá, João Carvalho; Defesas: Niakaté, Victor Gómez, Bambu, Paulo Oliveira, Arrey-Mbi, Adrián Marín, Yuri Ribeiro, Jónatas Noro;  Médios: Vitor Carvalho, Zalazar, João Moutinho, André Horta, Gorby, Gharbi, Diego; Avançados: Bruma, Ricardo Horta, Roger, El Ouazzani, Gabri Martinez, Rodrigo Macedo.