
Luís Castro trabalhou com Cristiano Ronaldo quando esteve ao comando do Al Nassr durante época e meia. Sem clube desde que abandonou o clube saudita em setembro do ano passado, o técnico português revelou à Sky Sports como foi treinar CR7 e que bagagem leva do tempo que passou na Arábia Saudita.
"É muito fácil treinar o melhor jogador do mundo! O Cristiano consegue tornar os trabalhos diários mais simples graças à sua mentalidade e ao respeito que tem pelo jogo", referiu Luís Castro ao canal britânico. O treinador confirmou que Ronaldo é uma inspiração para todos à sua volta, especialmente pela dedicação que tem para com o desporto-rei mesmo aos 40 anos, mantendo a consistência em frente às balizas. Mas como consegue o craque português manter o ritmo de um jogador no auge da carreira? "Tem muito a ver com o que acontece antes e depois dos treinos, aquilo que chama de treino invisível que faz diariamente", revelou o técnico luso.
CR7 é muitas vezes apelidado de 'robô' e a sua longevidade em campo é decisiva para a alcunha que lhe foi atribuída. Há mais de duas décadas a jogar ao mais alto nível do futebol mundial, a bater recordes e establecer outros, a conquistar três das principais ligas europeias, Ronaldo é o maior goleador de todos os tempos com mais de 900 golos.
Luís Castro ajudou o Sky Sports a perceber como o capitão da Seleção Nacional ainda se mantém em grande forma: "O seu comportamento é muito virado para a performance desportiva, seja a dieta, o sono ou a recuperação. Ele é alguém que se preocupa muito com fazer isso tudo bem. O Cristiano prepara sempre o corpo da melhor forma e, na minha opinião, é daí que vem a tal longevidade."
Outros dos temas destacados por Luís Castro é o valor dado à formação dos técnico portugueses. "Não gosto de distinguir treinadores pela nacionalidade, mas a formação em Portugal conseguiu introduzir todas as experiências do futebol na aprendizagem dos treinadores", concluiu.