Em 2019, Lewis Hamilton e Valentino Rossi trocaram por um dia: o piloto de Fórmula 1 pilotou a Yamaha de MotoGP de Il Dottore que, por sua vez, pilotou o Mercedes do britânico.

Mas a ligação de Hamilton às motos já é mais antiga, e em 2018 fez um teste secreto de Yamaha YZF-R1… às escondidas da Mercedes: ‘Não me avisaram. Ele foi com o diretor de estratégia e um dos engenheiros dele que era particularmente obcecado por motos. Durante esses dois dias, não havia maneira de os contactar’, recordou o diretor-executivo da Mercedes F1, Toto Wolff, ao podcast Armchair Expert.

Segundo o austríaco, quando foi capaz de contactar o engenheiro de Hamilton, ficou informado de que tudo estava bem… mas não sem um percalço pelo meio: ‘Quando eu lhe pedi para se explicar, ele disse-me que o Hamilton tinha caído’.

Mas Wolff também soube da habilidade de Hamilton numa moto: ‘Eles disseram-me que o Lewis tinha sido só quatro segundos mais lento do que pilotos de MotoGP. É um resultado incrível. Esta sensibilidade à velocidade é o segredo que faz do Lewis um talento natural e, portanto, um campeão’.