
A evidenciar supremacia desde os treinos de sexta-feira, José Antonio Rueda selou este domingo a vitória no GP de Espanha de Moto3 em Jerez – com uma distância e domínio invulgares na categoria. É a terceira vitória da época para o espanhol.
Forte arranque por parte de Rueda (Red Bull KTM Ajo) e do seu colega de equipa Álvaro Carpe, que assumiram as duas primeiras posições na frente de Ángel Piqueras (Frinsa-MT Helmets-MSi/KTM).
Uma queda na primeira volta deixou David Almansa (Leopard Racing/Honda) e Ruche Moodley (Denssi Racing-BOE/KTM) de fora. David Muñoz (Liqui Moly Dynavolt IntactGP/KTM) também esteve envolvido, mas conseguiu escapar ao abandono.
Na frente, Rueda conseguiu ganhar alguma margem face a Carpe, que na segunda volta foi ultrapassado pelos pilotos da MT Helmets, Piqueras e Ryusei Yamanaka. Joel Esteban (CFMOTO Gaviota Aspar/KTM) caiu, sendo mais um abandono nesta fase inicial da corrida.
A luta pelo segundo lugar era a mais animada. Joel Kelso (LevelUp-MTA/KTM) chegou a essa posição e depois começou a aproximar-se de Rueda, que continuava no topo. No entanto, o australiano não conseguiu lançar nenhum ataque e, no início da 13.ª volta, foi ultrapassado por Piqueras… recuperando a posição duas volta depois.
Com as lutas atrás de si, Rueda aproveitou para descolar dos adversários e, a quatro voltas do fim, tinha mais de três segundos de vantagem. E continuou a destacar-se até ao fim.
A batalha pelo segundo lugar, essa, foi até ao fim, com Piqueras a conseguir a ultrapassagem decisiva a Kelso na última volta. Rueda consumou a vitória com 4,334s de avanço. Augusto Fernández (Leopard Racing/Honda) recuperou na segunda metade da corrida para chegar a quarto, sendo Yamanaka a fechar o top cinco.