O ciclista português João Martins foi esta quarta-feira 6.º classificado na etapa inaugural do Grande Prémio das Nações, ocupando o mesmo lugar na geral da prova para sub-23 a decorrer na Polónia.

O jovem luso, que há duas semanas venceu a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro, discutiu ao sprint a primeira etapa, conquistada por Emmanuel Houcou, sendo sexto, com as mesmas 03:52.42 horas do vencedor.

No final dos 155,8 quilómetros entre Lancut e Jaslo, o francês superiorizou-se ao britânico Jed Smithson e ao luxemburguês Mathieu Kockelmann, que foi terceiro.

Lucas Lopes (47.º), Duarte Domingues (89.º) e Tiago Santos (103.º) também chegaram no pelotão, com o mesmo tempo de Houcou, enquanto Noah Campos sofreu uma queda e chegou fora do tempo limite, terminando assim a sua participação na prova.

"Esta é a única etapa com final plano e o objetivo passava por discutir a vitória. Conseguimos terminar com o João Martins na sexta posição, mesmo sem o Noah Campos para o lançar, o que poderia ter permitido chegar aos primeiros lugares", notou o selecionador José Poeira, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na geral, João Martins está a 10 segundos do líder, uma diferença explicada pelas bonificações e também registada por Lopes, Domingues e Santos.

A prova de sub-23 continua esta quinta-feira, com a segunda etapa, uma ligação de 143,3 quilómetros entre Jaroslaw e Arlamów, marcada por várias subidas e por um final em alto.