João Almeida ficou à beira da camisola amarela da Volta à Comunidade Valenciana com a terceira posição na segunda etapa, a 13 segundos do vencedor Santiago Buitrago, o que permitiu ao português da equipa UAE Emirates subir à vice-liderança da classificação geral comandada pelo checo Mathias Vacek. 

Depois de um primeiro dia na corrida espanhola marcado pela demonstração de força da formação Lidl-Trek no contrarrelógio por equipas, colocando Vacek na primeira posição da geral, a segunda etapa, esta quinta-feira, entre La Nucia e Benifato (166 km), era considerada a etapa rainha desta 76.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana, com a meta no topo da dificílima subida de Font de Partegat (1.ª categoria). 

Depois de a UAE Emirates ter controlado a fuga do dia, João Almeida e os seus companheiros de equipa Pavel Sivakov e Brandon McNulty passaram ao ataque, mas foi o corredor das Caldas da Rainha a dinamitar o grupo dos candidatos, com um ritmo fortíssimo na dura subida final, eliminando adversários de renome como Aleksandr Vlasov, Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe), Ben O’Connor (Jayco-AlUla), Carlos Rodriguez (Ineos Grenadiers) ou Lenny Martinez (Bahrain-Victorious).

João Almeida perseguia então o fugitivo Pello Bilbao (Bahrain Victorious), levando na sua roda o colega de equipa do espanhol, o colombiano Santiago Buitrago e o equatoriano Jefferson Cepeda (Movistar). Perante a situação vantajosa para a sua equipa, Buitrago explora-a na perfeição, atacando Almeida no último quilómetro, seguindo isolado rumo à vitória na etapa, que garante depois de ultrapassar Bilbao, segundo posicionado no final, a nove segundos do vencedor, proporcionando a dobradinha à formação árabe.  

Depois de Cepeda ceder, João Almeida fecha o top-3, a 13 segundos do vencedor e com 44 segundos de vantagem sobre o líder da classificação geral, Mathias Vacek (13.º) - a que se acrescentam ao português 4 segundos de bonificação pelo terceiro lugar -, que segurou a camisola amarela por dois segundos à frente do corredor das Caldas da Rainha, sobre quem tinha 50 de avanço à partida para a etapa. Santiago Buitrago é o terceiro classificado da geral, a cinco segundos de Vacek. 

Na sexta-feira, a etapa 3 corre-se entre Algemesí e Alpuente, numa extensão de 180,3 km, e volta a ter relevo irregular, incluindo três contagens de montanha, a última e a mais exigente de 1.ª categoria (8 km a 6,5% de inclinação média), com cume a 22 km da meta.