
Helmut Marko, o estratega de longa data da Red Bull Racing, encontra-se agora sob os holofotes após a saída abrupta de Christian Horner da equipa. Muitos observadores questionam se Marko também deveria ler o ambiente, dar um passo atrás e criar espaço para uma visão diferente na organização.
O ex-piloto de F1 Christijan Albers não se conteve, afirmando que o conselheiro de motorsport de 82 anos já atingiu a sua “data de validade” e ficou tempo demais à frente. Albers teme que Marko esteja desatualizado em relação à Fórmula 1 moderna e argumenta que uma perspetiva mais jovem é essencial se a Red Bull espera manter a sua vantagem vencedora.
A saída de Christian Horner, após mais de vinte anos como diretor da equipa e CEO, surpreendeu fãs e comentadores, mesmo que as razões precisas permaneçam em segredo. A Red Bull reagiu rapidamente, promovendo Laurent Mekies para liderar a equipa, uma mudança que claramente abre um novo capítulo para a operação baseada em Milton Keynes.
Albers pediu recentemente uma “nova geração” de líderes na Red Bull, recomendando subtilmente que Helmut Marko entregasse o seu papel atual. Embora Marko tenha ajudado a levar a equipa ao topo da F1 ao lado de Christian Horner e do co-fundador Dietrich Mateschitz, as queixas crescentes sobre o seu estilo de gestão e comentários incisivos dirigidos a pilotos como Isack Hadjar mancharam a sua reputação.
As conversas no paddock agora centram-se no que as mudanças no auge da Red Bull poderiam significar e como a longevidade de Marko poderia influenciá-las. Os argumentos de Albers sobre o tratamento dos pilotos e a cultura da equipa sugerem que uma transição de liderança planeada, em vez de uma saída repentina, poderia assegurar a vantagem da Red Bull nos próximos anos.
Enquanto a comunidade do automobilismo aguarda a resposta de Helmut Marko às crescentes exigências por reformas, o futuro da Red Bull Racing permanece incerto. Ele entregará as rédeas e convidará um estilo de liderança diferente, ou ignorará os críticos e continuará com as táticas ousadas que definiram o seu mandato?
A saída de Christian Horner, juntamente com as especulações em torno da posição de Marko, adiciona mais uma camada de intriga à narrativa da Red Bull Racing. Fãs, analistas e equipas rivais estão prontos para o que pode ser um momento que mudará o jogo na operação mais reconhecível da Fórmula 1.
ESTATÍSTICAS
Helmut Marko (nascido a 27 de abril de 1943) é um ex-piloto de corridas e executivo de automobilismo austríaco, que competiu na Fórmula Um de 1971 a 1972. Nas corridas de resistência, Marko venceu as 24 Horas de Le Mans em 1971 com a Martini. Fundou a RSM Marko em 1989 e tem sido conselheiro da Red Bull Racing e das suas equipas relacionadas desde 2005, conquistando seis títulos de Campeão Mundial de Construtores entre 2010 e 2023. Nascido e criado na Áustria, Marko progrediu para as corridas de carros desportivos no final da década de 1960, após completar o seu doutoramento em direito na Universidade de Graz. Encontrando sucesso no Campeonato Europeu de Carros de Turismo e tornando-se vencedor de classe nas 24 Horas de Le Mans de 1970 com a Martini, Marko progrediu para a classe principal no ano seguinte e venceu a corrida com uma distância recorde na companhia de Gijs van Lennep. Menos de dois meses depois, Marko estreou-se na Fórmula Um com Bonnier no Grande Prémio da Alemanha, conduzindo um McLaren M7C de um particular. Juntou-se à BRM para o restante da temporada de 1971 e manteve o seu lugar em 1972. Marko ficou gravemente ferido durante o Grande Prémio da França de 1972, quando detritos do March de Ronnie Peterson perfuraram o seu visor e o deixaram permanentemente cego do olho esquerdo, pondo fim à sua carreira de piloto aos 29 anos. Desde que se aposentou das corridas, Marko passou para a gestão de equipas e pilotos, fundando a RSM Marko em 1989, que se tornou a Red Bull Junior Team em 1999. Com a Red Bull, Marko supervisionou o desenvolvimento de dois Campeões do Mundo de Fórmula Um—Sebastian Vettel e Max Verstappen—e tem sido conselheiro da Red Bull Racing desde 2005, conquistando seis Campeonatos Mundiais de Construtores com a equipa; os graduados do seu programa de desenvolvimento ganharam um total combinado de oito Campeonatos Mundiais de Pilotos e 129 Grandes Prémios. Temporada Atual: 8 pódios, 3 vitórias em corridas, 2 pole positions. Classificação do campeonato: 2º lugar com 285 pontos. Melhores tempos de volta: Recordes de setor em 4 circuitos. Vitórias na carreira: 25 vitórias em 180 corridas. Prémios de volta mais rápida: 12 voltas mais rápidas na carreira. Desempenho da equipa: Liderando o campeonato de construtores.