
Daan Hoole venceu a 10.ª etapa da Volta a Itália, um contrarrelógio individual com final em Pisa, esta terça-feira, em que a classificação foi fortemente influenciada pelas alterações das condições meteorológicas. O corredor neerlandês da Lidl-Trek, e outros especialistas no exercício contra o tempo, beneficiaram de ter efetuado a prova com a estrada seca, enquanto os derradeiros adversários na estrada, concorrentes do topo da classificação geral, cumpriram-na com o piso molhado e escorregadio, debaixo de chuva.
Hoole foi o mais rápido, registando 32.30 minutos nos 28,6 quilómetros do percurso que incluía, sensivelmente a meio, uma subida de reduzida inclinação, ao rolar a uma impressionante média de 52,8 km/h para se impor, por quatro segundos, ao principal favorito à vitória, o britânico Joshua Tarling, da Ineos Grenadiers, que ganhara o primeiro contrarrelógio, na segunda etapa, em Tirana, na Albânia.
Na terceira posição classificou-se o britânico Ethan Hayter (Soudal Quick-Step), a 10 segundos de Dan Hoole, todos corredores que realizaram a prova ainda com o piso seco.
Entre os primeiros da geral, que, reforce-se, foram prejudicados pela chuva, o mexicano Isaac del Toro (UAE Emirates) fez apenas o 36.º melhor tempo, a 2.22 minutos do vencedor, mas preserva a camisola rosa apesar de ter perdido 1.12 minutos para o espanhol e companheiro de equipa Juan Ayuso, que fez o 22.º melhor tempo, a 1.34 minutos de Daan Hoole.
Daan Hoole, de 26 anos, conquistou a primeira vitória no WorldTour. «É incrível. Não consigo acreditar, estou muito emocionado... Quero agradecer a tantas pessoas, à minha equipa, aos treinadores, à minha família. Esperava tanto que este dia chegasse. Senti-me bem desde o início do Giro, mas nunca imaginei que iria alcançar tal desempenho. Esta vitória é tão especial... É de loucos».
O homem mais rápido reconhece ter beneficiado da estrada seca, face aos últimos adversários a competir. «Obviamente, os favoritos à classificação geral tiveram a chuva e isso muda muita coisa, mas ainda assim venci Joshua Tarling em igualdade de circunstâncias. É um dos melhores do mundo no contrarrelógio. Quando vi o primeiro parcial, disse a mim mesmo que seria difícil vencê-lo, mas continuei concentrado no meu esforço. Fiz uma boa segunda parte de prova e esperava que ele fraquejasse um pouco no final», explicou Hoole.
Del Toro tem agora 25 segundos de vantagem na liderança da classificação geral para Ayuso, segundo, e 1.01 sobre o italiano Antonio Tiberi (Bahrain), terceiro.
Primox Roglic (Red Bull) foi o melhor dos candidatos à vitória no Giro, ao gastar mais 1.15 minutos do que o vencedor, na 17.ª posição, ganhando 19 segundos a Juan Ayuso (está a 53 segundos do espanhol) e 1.31 m para o camisola rosa Del Toro. O esloveno subiu à 5.ª posição da geral, a 1.18 do jovem mexicano. No quarto lugar está o britânico Simon Yates (Visma), a 1.03 m do líder.