O Casa Pia venceu o Estrela da Amadora pela margem mínima e isolou-se na sexta posição da Liga Portugal Betclic. Os gansos entraram mais fortes na partida, chegaram ao golo depois de uma bela jogada na ala direita e aguentaram o pressing dos tricolores na segunda metade.

A turma de João Pereira volta às vitórias, depois do dissabor sentido nos Açores frente ao Santa Clara, enquanto os estrelistas mantêm a sequência de maus resultados e afundam-se na 17.ª posição do campeonato.

Gansos de alta cilindrada

Na primeira metade da partida o Casa Pia superiorizou-se ao Estrela e chegou ao descanso em vantagem, de forma justa.

Os primeiros 15 minutos do encontro foram bastante quezilentos. Hélder Malheiro soprou o apito em várias ocasiões e as equipas não estava a conseguir ter bola. Até que a turma de João Pereira, empurrada pelas individualidades, começou a carburar.

Livolant e Larrazabal foram autênticas locomotivas pela direita, enquanto Nuno Moreira e Lelo, mais criativos e tecnicistas, faziam das suas pela esquerda. Os casapianos chegaram-se à frente e sufocaram os tricolores que se «viram gregos» para reter o esférico e respirar com bola.

O golo de Cassiano surge, de forma natural - embora envolto em alguma polémica -, na sequência da avalanche ofensiva dos gansos. Livolant fixou o seu opositor e solicitou na profundidade o endiabrado Larrazabal, que assistiu de forma perfeita o avançado brasileiro - sexto golo no campeonato.

Estrela que nos guie

Os segundos 45 minutos iniciaram-se com um Estrela mais audaz e corajoso. José Faria fez entrar Léo Cordeiro para o lugar de Keliano e Fábio Ronaldo para o lugar de Chico Banza. Com as mudanças, os tricolores começaram a pressionar mais em cima e a recuperar bola no terço ofensivo.

Empurrados pelo entusiasmo crescente dos adeptos estrelistas, a formação que viajou desde a Reboleira almejou a baliza de Sequeira por três vezes em apenas oito minutos. Ronaldo aos 60', Rodrigo Pinho aos 67' e aos 69'.

Não satisfeito, José Faria meteu a terceira, a quarta e a quinta - substituições..., mas também velocidades na equipa. Gerson Sousa entrou para dar sangue fresco, Paulo Moreira entrou para manter o ritmo no meio-campo e Ruben Lima - defesa - saiu para a entrada de Kikas - avançado. Era o tudo por tudo.

Os bancos estiveram nervosos, houve pedidos de grande penalidade e ainda expulsões para intervenientes fora das quatro linhas, caro leitor. O relógio marcou 80 minutos e o jogo? Bastante quentinho!

Até ao final do encontro, mais um par de oportunidades para o Estrela e umas transições do Casa Pia. Os gansos uniram-se e formaram uma verdadeira muralha que, nas raras vezes ultrapassada, teve em Sequeira o guardião necessário para segurar a cleansheet.

Vitória do Casa Pia e bilhete garantido para a viagem isolada até ao sexto lugar do campeonato. Viagem essa que o Est. Amadora fica a assistir do (quase) fundo da tabela.