
Frederico Morais garantiu, esta terça-feira, a passagem à ronda 3 do Ballito Pro, estando já a somente uma bateria de entrar nos oitavos-de-final da prova sul-africana, que é a segunda da temporada 2025 do circuito Challenger Series, onde estão em jogo as vagas de acesso ao circuito mundial do próximo ano.
Depois de na véspera ter conseguido vencer o heat em que esteve na ronda inaugural, desta vez, Kikas foi segundo classificado na bateria 3 da ronda 2. Com a vitória a pertencer ao brasileiro Mateus Herdy, com 10,44, Frederico precisou somente de 7,90 pontos para assegurar a passagem à próxima fase, deixando pelo caminho o havaiano Finn McGill (6,20) e o norte-americano Levi Slawson (4,94).
Na próxima ronda, Morais, de 33 anos, vai estar no heat 1, onde terá a concorrência do havaiano Eli Hanneman, do sul-africano Luke Thompson e do australiano Jackson Baker. Uma bateria onde apenas o jovem surfista da casa não foi já parte integrante da elite do surf mundial.
Kikas vai tentar um bom resultado nesta etapa, depois de uma entrada em falso na etapa inaugural, na Austrália, de forma a tentar a requalificação para o circuito mundial. Ballito é uma onda de boa memória para o experiente surfista português, que em 2023 chegou à final deste campeonato.
A prova feminina não foi para a água esta terça-feira e, dessa forma, Francisca Veselko, a atual líder do ranking feminino do circuito Challenger Series, Teresa Bonvalot (3.ª do ranking) e Yolanda Hopkins (5.ª) continuam a aguardar pela estreia nas ondas sul-africanas.