
O tetracampeão mundial Max Verstappen, da Red Bull, venceu este domingo o Grande Prémio da Emilia Romagna de Fórmula 1, à frente dos McLaren de Lando Norris e do líder do campeonato, Oscar Piastri, que terminaram e segundo e terceiro lugar, respetivamente.
Na sua corrida número 400 na Fórmula 1, Verstappen, de 27 anos, chegou ao 65.º triunfo nesta disciplina, a segunda na presente temporada, numa corrida sem história, durante a qual foi ganhando vantagem, exceção feita à reta final, altura em que o 'safety car' fez a sua entrada em pista, mas o neerlandês defendeu bem a posição nas 10 voltas disputadas após a saída da viatura de segurança.
Logo atrás dos dois McLaren ficou o britânico Lewis Hamilton (Ferrari), que recuperou assim oito postos, depois de ter largado de 12.º, enquanto o quinto posto foi para o tailandês Alex Albon (Williams) e o sexto para o companheiro de equipa de Hamilton, o monegasco Charles Leclerc.
O inglês George Russell (Mercedes), sétimo, o espanhol Carlos Sainz (Williams), oitavo, o francês Isack Hadjar (RB), nono, e o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull), 10.º, fecharam os lugares pontuáveis.
A prova prova do Mundial, o Grande Prémio do Mónaco, disputa-se no próximo fim de semana.
Com estes resultados, Oscar Piastri lidera agora com 146 pontos, mais 13 do que Lando Norris (133) e 22 do que Max Verstappen (124).
Com LUSA