Álex Márquez fez no GP do Qatar o seu pior resultado a época até ao momento, terminando apenas em sexto na corrida principal – em que não conseguiu lutar pelos lugares cimeiros.

A partida foi medíocre, e uma colisão posterior danificou parte da Ducati do piloto da BK8 Gresini para além de lhe ter valido uma penalização e Long Lap.

A partir daí, o resultado estava irremediavelmente comprometido. Márquez recuperou o que foi possível e cortou a meta em sétimo – sendo promovido a sexto pela penalização imposta a Maverick Viñales (Red Bull KTM Tech3).

Deste modo, depois de chegar a Losail na liderança, o #73 está agora em segundo lugar do campeonato – tendo também interrompido a sequência de resultados em segundo que tinha desde o início da temporada.

Carlo Pernat comentou na sua análise para o site GPOne.com: ‘Foi uma má corrida para o Álex Márquez. Ninguém esperava isto. Um mau arranque, toque com o [Fabio] Di Giannantonio, ele honestamente admitiu que cometeu um erro e mereceu a Long Lap. Mas depois, no final, ele saiu-se bem, porque obteve os pontos que tinha de obter’.