
Convidado no mais recente episódio do podcast 'Bajo los palos', de Iker Casillas, Luís Figo abordou questões relacionadas com Portugal, nomeadamente aquela a sua geração da Seleção Nacional, mas também a atualidade do campeonato português.
Seleção portuguesa, tens pena de não ter conquistado um título
"Agora a frio, vejo a parte positiva. Claro que gostava de ter dado um título nessa geração. Analisando todo o percurso, quando cheguei à seleção principal, nem pensávamos que podíamos ganhar um Europeu ou Mundial. Não nos qualificávamos sequer. Estávamos sempre a sofrer. Creio que houve uma transformação desde que começaram a sair jogadores para o estrangeiro, que nos permitiu construir um respeito, uma imagem, um percurso na seleção, que até agora perdura. É lógico que gostava de ter ganho um título, e creio que merecíamos, mas no futebol poucos ganham nas seleções. França, Espanha, Alemanha... Não é fácil ganhar, mas creio que tivemos essa oportunidade. Não conseguimos, tanto em 2000 e 2004. Mas o futebol é assim, uns anos depois tivemos a felicidade de levantar o troféu. Tudo o que foi construído deu os seus frutos, não na nossa geração, mas no final pudemos desfrutar"
Campeonato português
"Vejo um campeonato que, logicamente, não está a competir com espanhol ou com o inglês, pelo dinheiro que move, mas vejo um campeonato português que produz muitos talentos. É um campeonato que te permite crescer como jogador, que permite mostrares-te quando não és ainda muito conhecido na Europa. É sempre um campeonato que exporta, que cria jogadores. Os clubes não podem competir financeiramente com as grandes potencias e tens de apostar na formação."
O que sentiste no Mundial da Coreia do Sul
"Senti impotência. Sentes que te estão a roubar. Muitas vezes digo que vejo situações no campo, que reages a quente, mas depois a frio pensas 'mas que estava eu a fazer? Que imagem dava...' Há pouco, fiz uma coisa para a UEFA, com os árbitros, e mostraram uma imagem minha a protestar com o árbitro e pensei 'que vergonha!' Muitas vezes tomas atitudes, mesmo que sintas injustiçado, que estão a apitar contra ti. Vês e pensas que não devias ter feito."