A FIFA determinou que o Vasco da Gama não tem de pagar qualquer valor a Álvaro Pacheco, que reclamava salários estimados em 524 mil euros. O organismo que gere o futebol mundial considerou que o técnico português não teve prejuízo, já que um mês depois já estava a orientar o Al Orobah, com os valores a serem superiores ao que o clube brasileiro iria pagar. Esta decisão não é passível de recurso.

Álvaro Pacheco orientou o Vasco da Gama em 4 jogos, tendo registado três derrotas e um empate no Brasileirão. A saída foi oficializada a 20 de junho de 2024.

O treinador português estreou-se no comando do Vasco da Gama no dia 2 de junho, diante do Flamengo, partida que o Gigante da Colina saiu goleado por 6-1, naquele que é o resultado mais desnivelado de sempre entre as duas equipas. Seguiu-se o encontro contra o Palmeiras de Abel Ferreira, a 14 de junho, com o Verdão a vencer por 2-0. No final da partida, os dois treinadores portugueses trocaram algumas palavras elogiosas, num bom momento de fair-play. Dois dias depois da derrota com o Palmeiras, o Vasco da Gama conquistaria o seu primeiro ponto sob a orientação de Álvaro Pacheco, no nulo diante do Cruzeiro. Esta quinta-feira, o Vasco da Gama voltou a perder para o campeonato, agora diante do Juventude.