
Há outro Mora a espalhar magia pelos relvados. Neste caso pelos relvados mexicanos. Falamos do médio Gilberto Mora, de 16 anos, que tem mostrado serviço com a camisola do Xolos de Tijuana e que é destaque por estar cada vez mais próximo do Ajax de Amesterdão.
O jogador surgiu num documentário sobre o clube holandês, numa lista onde se realçam alguns dos talentos globais que o Ajax monitoriza. Logo que as imagens chegaram a público, a imprensa mexicana apressou-se a investigar qual é a atual situação do jovem craque.
Defende o 'Récord México' que Mora está a ser acompanhado pelo Ajax, que tratará de decidir a melhor forma de o desenvolver sustentadamente, visando uma transferência futura. Algo que aconteceu com o também mexicano Edson Álvarez, que foi igualmente monitorizado pelos holandeses antes de rumar a Amesterdão.
Recorde-se que Gilberto Mora é um miúdo mas já deixou marca no futebol do seu país. Estreou-se na Liga MX com 15 anos e 10 meses, tornando-se o jogador mais jovem a marcar um golo na competição. Tem 30 jogos no principal escalão, com dois golos e uma assistência na conta pessoal.
Em janeiro deste ano tornou-se ainda o mais jovem de sempre a envergar a camisola da principal seleção do México, com 16 anos e 94 dias, pulverizando os recordes de Luis Pérez (17 anos e 309 dias) e Rafa Márquez (17 anos e 327 dias).