Um clipe anteriormente inédito das qualificações do Grande Prémio da China expôs um erro cómico de Peter Bonnington, que se referiu erroneamente a Andrea Kimi Antonelli como “Lewis” na rádio da equipa. Bonnington, um engenheiro de corrida que tem uma longa associação com o sete vezes Campeão do Mundo Lewis Hamilton, trabalhou com ele durante os seus 11 anos na Mercedes, que vão de 2013 a 2024.

No ano passado, o PlanetF1.com revelou uma cláusula de “não aliciamento” no contrato de Hamilton que o impedia de persuadir qualquer um dos seus colegas da Mercedes a acompanhá-lo para a Ferrari na temporada de F1 2025. No entanto, este ano, Bonnington ascendeu ao cargo de chefe de engenharia de corrida na Mercedes. Ele também tem a responsabilidade de mentorar Antonelli, o jovem prodígio escolhido para preencher o vazio deixado por Hamilton.

A jornada de Antonelli com Bonnington começou de forma promissora, ao garantir um respeitável quarto lugar na sua estreia na F1 na Austrália. O Grande Prémio da China, que recentemente concluiu, foi a segunda corrida desta nova dupla.

O vídeo, que oferece uma espreitadela nos bastidores, captura o divertido erro de Bonnington. Enquanto Antonelli manobra cuidadosamente a curva inclinada 13 durante uma volta lenta, Bonnington é ouvido na rádio a dizer: “Sim. Copiado, Lewis.” Antonelli, sem se deixar afetar, conseguiu qualificar-se em oitavo, ficando atrás do seu colega de equipa George Russell, que separou os McLarens de Oscar Piastri e Lando Norris ao garantir o segundo lugar.

Este erro de Bonnington coincidiu com a primeira vitória de Hamilton como piloto da Ferrari, onde transformou a sua pole position numa vitória na corrida sprint na China. Esta vitória foi uma recuperação muito necessária para Hamilton, após uma estreia menos do que estelar com a Ferrari na Austrália. Na Austrália, as interações de Hamilton com o seu novo engenheiro de corrida Riccardo Adami, um antigo colega de Carlos Sainz e Sebastian Vettel, tinham estado sob escrutínio.

O observador de F1 de longa data e comentador da Sky F1, Martin Brundle, expressou a sua perplexidade sobre as interações bastante tensas de Hamilton através da rádio da equipa em Melbourne. Ralf Schumacher também se juntou à discussão, sugerindo que Hamilton e o seu colega de equipa Charles Leclerc deveriam enfrentar ações por parte do chefe da Ferrari, Fred Vasseur.

Após a sua vitória na corrida sprint, Hamilton abordou estas críticas, afirmando a sua satisfação por silenciar os seus detratores na China. Ele reconheceu as dificuldades de transição para uma nova equipa, enfatizando os desafios de adaptação e comunicação dentro da equipa.

Os comentários de Hamilton seguiram a sua recente declaração onde sugeriu que outros pilotos tiveram interações mais severas com os seus engenheiros de corrida através da rádio da equipa. Ele chamou a atenção para as trocas de Max Verstappen com Gianpiero Lambiase na Red Bull, descrevendo-as como “abuso.” Afirmou que as suas trocas com Adami foram educadas e que estavam apenas a conhecer-se melhor. Enfatizou a importância da comunicação aberta, afirmando que tudo fazia parte do processo de compreensão das preferências e do estilo de trabalho uns dos outros.