O português Eduardo Oliveira, antigo atleta de pentatlo moderno e mestre em treino de alto rendimento, foi hoje selecionado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para o programa Jovens Líderes.

Oliveira, de 24 anos, é mais um português a participar neste programa, que já contou também com a nadadora olímpica Tamila Holub, e foi um dos 25 selecionados para 2025-2028, entre 5.200 candidatos.

O objetivo do quadro é encontrar propostas que permitam "alavancar o desporto de base ao mesmo tempo que apresentam respostas às necessidades sociais das comunidades locais", pode ler-se em comunicado do Comité Olímpico de Portugal (COP).

O projeto do português pretende unir sustentabilidade ambiental e inclusão social, de crianças e idosos, ao desporto.

Por um lado, o projeto centra-se nas zonas costeiras e recolha e reutilização de lixo para material de eventos desportivos, e por outro o incentivo à prática de atletismo e 'laser run' (pentatlo) por parte de crianças institucionalizadas.

"São modalidades que podem ser praticadas quase em qualquer lugar e são precisas iniciativas como estas para dar a conhecer a modalidade", explicou Eduardo Oliveira, citado pelo COP.

O jovem de Leiria representou Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, acabando a competição de pentatlo moderno no quinto lugar, mas uma lesão e o ensino superior retiraram-no do alto rendimento.

Hoje em dia, trabalha no Centro de Alto Rendimento do Jamor e no atletismo do Sporting, procurando agora criar um novo projeto para "a base da pirâmide".

O programa Jovens Líderes, lançado em 2016, implica mentoria, formação e o acesso a uma rede mundial, além de uma dotação de cerca de 10 mil euros para desenvolver as ideias escolhidas.