Em outubro passado, o arranque do GP da Tailândia de MotoGP ficou marcado por um arranque aguerrido de Jorge Martín (Prima Pramac/Ducati), que não teve medo de arriscar para se colocar à frente de Francesco Bagnaia (Ducati).

Por outro lado, houve a questão polémica de Martín ter ou não pisado a parte verde da pista quatro vezes – o que implicaria uma penalização. Não foi o que a direção de corrida considerou, e não existiram protestos.

Mas, depois da corrida Sprint, o gestor de equipa da Ducati teceu palavras fortes na motorhome. O italiano dirigiu-se a Bagnaia e fez questão de frisar a necessidade de ser também mais agressivo.

Esta foi a palestra de Tardozzi para o piloto italiano, captada e mostrada no novo documentário da Ducati: ‘Hoje, o Martín teve a coragem para te atirar para fora. Porque ele já estava posicionado assim na grelha. Ele decidiu que te ia incomodar. Ele fez o que tinha de fazer! Tu, amanhã deves fazer isto. Não podes ser sempre um cavalheiro. Não podes, porque estes rapazes dão-te empurrões. Porque ele apontou a ti na primeira curva. Ele já tinha decidido que ia para cima de ti! Não há dúvidas disso! Então, tens de parar de ser tão cavalheiro, porque estes rapazes vão-te desfazer!’.