No teste da seleção portuguesa sub-15 diante do Japão, a contar para o Torneio Vlatko Markovic, os holofotes estavam apontados para Júnior, filho de Cristiano Ronaldo: o jogador do Al Nassr poderia estrear-se, esta terça-feira, nas camadas jovens de Portugal.

O camisola '7' começou no banco de suplentes e assistiu, de perto, ao show de Rafael Cabral, que anotou três golos num espaço de 49 minutos. Aos 54', o técnico João Santos lançou o atleta com dupla nacionalidade estadunidense para dentro do terreno de jogo, num período onde os nipónicos davam alguns sinais de vida.

Face ao rumo dos acontecimentos, Cristianinho, numa primeira instância, foi obrigado a trabalhar defensivamente, apoiando os restantes companheiros numa zona mais recuadas. Atuando como extremo esquerdo, o ex-Manchester United realizou a respetiva função de forma exímia, demonstrando uma grande entrega e compromisso defensivo. Os adversários tiveram claras dificuldades em ultrapassá-lo no um-para-um. Nota positiva.

Com os índices de tranquilidade a aumentarem gradualmente, Júnior teve as primeiras chances para se destacar com a bola nos pés. Todavia, o avançado optou sempre por ações simples, tanto no capítulo do passe como no drible. As decisões foram quase sempre bem tomadas, numa amostra positiva sobre a sua leitura de jogo.

Apesar das escassas intervenções no embate, o rebento do astro português ainda executou um passe de trivela, junto à linha lateral. Um gesto simples, mas que demonstra as suas potencialidades técnicas. Veremos se nas próximas aparições irá estar mais à vontade no setor ofensivo.

Recorde-se que o próximo confronto dos Heróis do Mar na prova está agendado para a próxima quarta-feira (14 de maio), diante da Grécia. A respetiva formação acaba a sua prestação na Croácia na sexta-feira (16 de maio), frente à Inglaterra.

Pontos Positivos Pontos Negativos
  • Compromisso defensivo
  • Pouco atrevimento individual
  • Ações simplistas, mas eficazes
  • Algumas dificuldades posicionais