O ator e comediante australiano Marty Sheargold foi despedido da estação de rádio Triple M, onde tinha um programa de comédia, depois de ter tecido comentários misóginos em direto num segmento desportivo sobre a seleção feminina australiana de futebol. Durante uma conversa sobre a campanha abaixo do esperado das 'Matildas' na prova norte-americana SheBelieves Cup, com duas derrotas em outros tantos jogos disputadas, o radialista começou por comparar as atletas profissionais a «raparigas do décimo ano».

«Elas acreditam em quê? É Bom que seja em homens. Tens algum desporto masculino para falar?», ironizou o radialista em relação ao nome da competição que celebra o empoderamento feminino, antes de frisar que preferia espetar um prego na zona genital a assistir um jogo do Campeonato Asiático Feminino que será disputado na Austrália, em 2026.

Em comunicado, a estação de rádio distanciou-se dos comentários de Marty Sheargold que pediu desculpa pelos comentários proferidos durante o progrema desportivo: «Qualquer comédia pode falhar, incluindo a minha e eu compreendo porque é que as pessoas podem ter ficado ofendidas pelos meus comentários sobre as Matildas

A Federação Australiana de Futebol já condenou publicamente os «comentários inapropriados» do comediante que consideram que não só diminuem os «feitos e contributos extraodinários» da equipa que ficou em quarto lugar no último Campeonato do mundo, mas também não reconhecem o profundo impacto que a equipa tem tido no desporto e na sociedade australiana.

Apesar de reconhecer as desculpas da Triple M e do Marty Sheargold, a entidade federativa defende que se tratada de um «lembrete da responsabilidade dos media na promoção de discussões respeitosas e construtivas sobre o desporto feminino e os seus participantes».