O Gil Vicente recebe o Arouca, este sábado, no jogo que marca a despedida dos galos do Estádio Cidade de Barcelos na presente temporada. Depois da derrota em Alvalade, César Peixoto quer retomar as vitórias e garantir que a reta final será em alta, mesmo que o objetivo principal, a permanência, já esteja garantido.

Permanência: "Conseguimos o objetivo principal, mas ainda não acabou. Há dois jogos para disputar, enquanto não terminar não vou baixar a guarda. Temos de ser competitivos até final, há jogos, temos de tentar lutar pelos três pontos. Para nós é importante terminar com uma vitória em casa, crescer como equipa, continuarmos a ser competitivos para dar seguimento. Vamos estar na máxima força. Queremos continuar a crescer como equipa para dar seguimento no próximo ano."

O que há a retirar do jogo com o Sporting: "Tentamos sempre ser proativos. No último jogo não conseguimos ter tanta bola, faltou-nos aqui ou ali na segunda parte, em duas ou três vezes em que ligámos o jogo, aproveitar espaço nas costas. A ideia de jogo é tentar ter bola, vai ser um jogo dividido, perante uma boa equipa, um bom treinador. Vai ser um jogo muito rico taticamente. O rigor defensivo, tanto do meu lado como do lado do Arouca, vai lá estar. Sem organização não há confiança para ter bola e sermos proativos. Duas boas equipas, que gostam de jogar. Vai haver momentos em que vamos estar por cima e outros em que será o Arouca, porque nos vai criar problemas. Vai ser exigente, a ideia de jogo é sempre tentar ter bola. Às vezes não conseguimos. Com o Sporting nem sempre conseguimos. Amanhã, estaremos fortes."

Equipas libertas de pressão: "A ideia de jogo dos dois treinadores poderá ser mais aberto. O rigor tático e defensivo tem de existir sempre, do outro lado será exatamente a mesma coisa. Tanto nós como o Arouca temos bons executantes, vamos ter problemas se facilitarmos. Não estando seguros atrás não vamos ter confiança para arriscar. Acredito que vá haver rigor tático, mas pelas ideias as equipas vão querer jogar. Vai haver momentos em que estaremos por cima, noutros estará o Arouca. Quem souber encontrar esse equilíbrio estará mais perto de vencer."

Situação de Fujimoto: "O Fujimoto, no jogo do Sporting, sentiu dor no joelho no aquecimento e não jogou. Continua lesionado e não vai estar no jogo."