
A judoca Catarina Costa pode ter via aberta para repetir o sucesso dos últimos anos, com o sorteio dos Europeus de Podgorica a deixá-la diante da menos cotada em -48 kg, a um passo dos quartos de final.
Catarina Costa, que conquistou medalhas consecutivas nos últimos três Europeus (prata em Sófia'2022 e em Montpellier'2023 e bronze em Zagreb'2024), tem um caminho, em teoria, acessível para marcar presença numa fase do quadro mais decisiva, na quarta-feira.
Quinta cabeça de série, a judoca de Coimbra entrará no tatami do Centro Desportivo de Moraca apenas na segunda eliminatória, diante da eslovaca Patricia Tomankova, 20.ª e última inscrita na categoria mais leve feminina.
Medalha de bronze em Paris'2024, Patrícia Sampaio (-78kg), primeira favorita e isenta na primeira ronda, começará a competição no sábado diante da finlandesa Emma Krapu (85.ª), enquanto o bronze em Tóquio'2020 Jorge Fonseca (-100 kg), oitavo, terá pela frente na primeira ronda, igualmente no sábado, o russo Niiaz Bilalov (24.º), com quem perdeu nas duas vezes que lutaram (2017 e 2018).
O sorteio foi também difícil para João Fernando (-81 kg), que entra em ação na sexta-feira e tem pela frente o belga Matthias Casse, número três do mundo e segundo favorito, mas a quem o judoca luso venceu na única vez que mediram forças, em 2023.
O belga tem currículo impressionante, com um bronze olímpico em Tóquio, um título mundial e três pratas, além de quatro medalhas em Europeus, uma das quais de ouro.
De regresso aos -70 kg, Bábara Timo, que parte da cauda das inscritas, vai defrontar na sexta-feira a romena Serafima Moscalu, recente medalha de prata no Grand Slam de Baku e com quem nunca lutou, numa categria em que Taís Pina, oitava favorita, terá de esperar pela vencedora do combate entre a israelita Adelina Novitzki (64.ª) e a azeri Sudaba Aghayeva (206.ª).
Entre a nova geração do judo português, Raquel Brito (-48 kg), Miguel Gago (-66 kg), a competirem na quarta-feira, e Otari Kvantidze (-73 kg), na quinta, procuram em Podgorica marcar pontos que os ajudem a crescer na competição, com a primeira a ter a sua terceira participação e os segundos apenas a segunda.
Os Europeus de Podgorica decorrem entre quarta-feira e sábado e contam com 414 judocas (229 masculinos e 185 femininos), de 48 países.
Resultado do sorteio dos primeiros combates dos nove judocas portugueses:
- Quarta-feira, 23 abr:
Primeira eliminatória:
-52kg: Raquel Brito (171.ª do ranking mundial) com a kosovar Larine Gashi (281.ª).
Segunda eliminatória:
-48 kg: Catarina Costa (nona, quinta cabeça de série) com a eslovaca Patricia Tomankova.
-66 kg: Miguel Gago (104.º) com o cipriota Georgios Balarjishvili (72.º).
- Quinta-feira, 24 abr:
Segunda eliminatória:
-73 kg: Otari Kvantidze (51.º) com o vencedor do combate entre o moldavo Vlad Mitru (253.º) e o montenegrino Jahja Nurkovic (69.º).
- Sexta-feira, 25 abr:
Segunda eliminatória:
-70 kg: Bárbara Timo (147.ª) com a romena Serafima Moscalu (27.ª).
-70 kg: Taís Pina (16.ª, oitava cabeça de série) com a vencedora do combate entre a israelita Adelina Novitzki (64.ª) e a azeri Sudaba Aghayeva (206.ª).
-81 kg: João Fernando (37.º) com o belga Matthias Casse (terceiro do ranking mundial, segundo cabeça de série).
- Sábado, 26 abr:
Primeira eliminatória: -100 kg: Jorge Fonseca (18.º, oitavo cabeça de série) com o russo Niiaz Bilalov (24.º).
Segunda eliminatória:
-78 kg: Patrícia Sampaio (quarta, primeira cabeça de série) com a finlandesa Emma Krapu (85.ª).