Vencedor da Liga 2 em 2023/2024, o Santa Clara é a surpresa do campeonato, e situava-se há quatro jornadas na tabela logo atrás dos três grandes. Mas na receção ao SC Braga, seu rival direto pelo 4.º lugar, os açorianos — a jogar com 10 a partir dos 22’ — não tiveram argumentos para contrariar Bruma, 30 anos, decisivo nos lances que resolveram a partida e O jogador mais valioso de A BOLA da jornada.
O guineense naturalizado português (internacional em todos os escalões, 12 vezes A e dois golos) leu bem a jogada que o isolou para, com frieza goleadora, inaugurar o marcador e sofreria a falta do penálti que, à segunda, converteu. Formado no Sporting, depois de 10 anos a jogar no estrangeiro (passagens por Galatasaray, Real Sociedad, RB Leipzig, Olympiakos e Fenerbahçe) é guerreiro desde o ano passado e depois de seis golos e duas assistências na Liga anterior já encheu sete balões (13 em todas as provas) — é assim que comemora os seus tentos — e fez quatro passes para golo.
Destaque também para o central gigante Tiago Gabriel, autor do golo do triunfo amadorense na Reboleira; o lateral Leonardo Lelo, o melhor em campo em Rio Maior onde marcou e assistiu; e Amdouni, a saltar do banco para bisar na vitória encarnada.
Referência ainda para Miguel Menino, presente nos dois golos do êxito algarvio em Famalicão, tal como Rodrigo Mora (golo e cruzamento decisivo) e Nuno Moreira, (duas assistências no triunfo dos gansos).
Tirando partido dos dois jogos efetuados na semana — 74 dias depois as águias regressaram à Choupana para concluir a partida da 8.ª jornada interrompida pelo nevoeiro e receberam em casa o Estoril —, o Benfica, para lá de assumir a liderança da Liga colocou, pela primeira vez esta época, quatro jogadores no top-10. Com destaque para Di María que pulou 19 lugares para ser agora 8.º depois de duas exibições relevantes para os triunfos conseguidos: marcou duas vezes, fez uma assistência e desenhou o lance do segundo diante dos canarinhos, pelo que dos cinco golos encarnados só não contribuiu para um.
Esta foi a segunda jornada em que Viktor Gyokeres não somou qualquer ponto na época — só ficara em branco na derrota caseira diante do Santa Clara na 12.ª ronda —, mas o sueco mantém-se destacado no topo da classificação de O jogador mais valioso de A BOLA da Liga. Nos lugares cimeiros menção para Nico González (4.º), há sete jornadas o médio mais valioso da prova e cada vez mais perto do pódio. Numa ronda que viu Kokçu (10.º) entrar no top-10, merecem destaque as subidas de Bruma (saltou 11 lugares para ser 14.º) e Tomás Araújo, agora 16.º e segundo entre os defesas.