Arrancou este sábado em Gliwice (Polónia) a nova época do Mundial de SuperEnduro, com Billy Bolt a ser o vencedor na categoria principal (Prestige). Diogo Vieira terminou em 11.º.

Na corrida Super Pole, o britânico da Husqvarna bateu Jonny Walker (Triumph), com Eddie Karlsson a surpreender em terceiro numa Stark Future totalmente elétrica. Seguiu-se a primeira final, em que Bolt dominou os acontecimentos para terminar de novo na frente de Walker, enquanto Dominik Olszowy (Fantic), a competir em casa, foi terceiro.

O polaco da Rieju queria mais, e na segunda final fez um arranque impressionante para chegar à dianteira, sustendo depois a pressão das várias tentativas de ultrapassagem de Bolt para vencer. O britânico ainda foi ultrapassado por Walker e Ashton Brightmore (TTR squadra/GasGas).

A terceira final foi de novo dominada por Bolt, que esteve irrepreensível desde o início para levar a melhor face a Olszowy, com Walker em terceiro apesar de ter tido um problema com a corrente durante a corrida. No absoluto, Bolt foi o vencedor ao somar 56 pontos, contra os 52 de Olszowy. Walker fechou o pódio com 39 pontos.

Se Karlsson conseguiu o sexto lugar com a melhor das motos da Stark Future, o seu colega de equipa Taddy Błażusiak teve alguns problemas neste regresso ao SuperEnduro, terminando em último depois de não concluir a segunda final e de não ter podido alinhar na terceira final.

Quanto ao português Diogo Vieira, a bordo de uma GasGas, ficou em 11.º. O piloto foi 11.º nas primeira e segunda finais, alcançando um top dez na terceira final para garantir um total de 16 pontos. Ficou a quatro do rival imediatamente à frente, Tim Apolle (Beta).