
De um lado, o Sporting. Atual bicampeão nacional que procura alcançar uma dobradinha histórica - algo que escapa há mais de 20 anos - e, acima de tudo, conquistar uma prova que foge desde 2019.
Do outro lado, o Benfica. Uma equipa com «fome» de títulos e que vai em busca, acima de tudo, de contornar a história recente na Taça de Portugal. A última final foi em 2020 e a última conquista em 2017.
162 Jogos, 89V 38E 35D (DG: 318-209)
Últimos Resultados:
24/25: SCP 1-0 SLB
24/25: SLB 1-1 SCP
24/25: SCP 1-1 SLB
23/24: SLB 2-1 SCP
23/24: SCP 2-1 SLB
ver mais >>
Dois emblemas históricos do futebol português que voltam, pela terceira vez na mesma época, a discutir um título entre si. Depois da Taça da Liga, onde as águias levaram a melhor, e do campeonato, onde os leões assumiram o trono, Bruno Lage e Rui Borges voltam a «tirar teimas».
Desta feita, num duelo com um condimento especial: Jamor. O último duelo no estádio nacional, entre os dois clubes de Lisboa, não ficou patenteado pelos melhores motivos - recorde aqui a tragédia de 96 - e, quase 30 anos depois, o objetivo é simples: que a festa do futebol fique no primeiro plano.
Que haja festa!
Uma mensagem, de resto, reforçada por ambos os técnicos [pode ler AQUI a conferência de imprensa de Lage e AQUI a de Rui Borges] que esperam assistir a «um dia de família, de festa» e que «as pessoas saibam estar».

E, não menos importante, esperam vencer. Para tal, Lage - que confirmou a titularidade de Samuel Soares -, deverá manter a confiança nos 11 jogadores (com exceção de Trubin) que atuaram no «dérbi decisivo» do campeonato - Di María deverá ressurgir no 11 -, sendo Aursnes a maior incógnita.
Do lado leonino, a grande dúvida é Diomande. Rui Borges destacou que o central está em dúvida, mas não deverá fugir muito do 11 que apresentou na Luz, no último confronto entre as duas equipas.
Os dados estão lançados: águias e leões procuram reconquistar a Rainha. Resta saber: quem será o Rei?
Onzes Prováveis
Benfica: Samuel Soares, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kökçü, Ángel Di María, Vangelis Pavlidis, Kerem Akturkoglu
Sporting: Rui Silva, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves