Jannik Sinner revalida o título de campeão? Carlos Alcaraz volta às grandes vitórias? Novak Djokovic mostra que em 2025 ainda consegue provar que é o melhor? E os portugueses, Nuno Borges e Jaime Faria, o que têm a dizer neste torneio? João Fonseca vai ser o underdog mais temido? Nick Kyrgios de volta aos grandes palcos, estará preparado? Tudo questões para serem respondidas no próximo mês de janeiro. Que comece o Open da Austrália.
Disputa-se em Melbourne, está prestes a começar e é o primeiro Grand Slam da temporada.
Já com o sorteio definido temos já a possibilidade de encontrar Carlos Alcaraz e Novak Djokovic nos quartos-de-final. Jannik Sinner com “mais” sorte que os principais rivais no que toca aos adversários que irá defrontar em todo o torneio até à final.
O espanhol defronta Alexander Shevchenko, nº72 do mundo, na primeira ronda da competição.
Já Sinner, campeão da última edição, defronta o chileno Nicolás Jarry, atual nº 34 mundial.
Novak Djokovic defronta o norte americano Nishesh Basavareddy, em 133º do ranking mundial do ATP, que chega em grande forma após chegar às meias-finais no ATP 250 de Auckland, na Austrália.
Jaime Faria, que após uma qualificação perfeita, consegui chegar ao quadro principal de um Grand Slam, pela primeira vez.
É apenas o décimo português de sempre a conseguir chegar a um quadro principal de uma grande competição. Um grande feito por si só, mas Jaime quer mais.
Na primeira ronda defronta o russo Pavel Kotov, que já tem outra experiência nestas andanças. Se o português estiver ao seu nível tem mais do que razões para acreditar numa passagem e possível encontro com, nada mais nada menos, Novak Djokovic.
Já Nuno Borges, o número um português, chega de uma grande campanha no torneio em Auckland. Chegou às meias-finais e apenas foi derrotado por Zizou Bergs num jogo a três sets.
O tenista da Maia vai defrontar o francês Alexandre Muller, vencedor do ATP 250 de Hong Kong. Antevê-se um bom encontro, onde vejo Nuno Borges ligeiramente favorito para vencer.
Um dos jogadores do momento, o brasileiro João Fonseca, após passar pela qualificação que dá acesso ao Open da Austrália, vai defrontar Andrey Rublev, número nove do mundo. Um dos jogos mais aguardados da primeira ronda do Grand Slam.
Após vencer o Next Gen, o brasileiro tenta continuar a surpreender tudo e todos e promete ser um osso duro de roer, para qualquer adversário.
Uma das figuras mais polémica de todo o circuito está de volta. Nick Kyrgios aparentemente vai mesmo a “jogo”. O australiano vai defrontar Jakob Fearnley por uma vaga na segunda ronda do Open da Austrália.
Diante do seu público, como tanto gosta de jogar, este regresso às grandes competições promete ter muito espetáculo e, claro, muita polémica.
Espera-se um grande torneio, onde na minha opinião se Jannik Sinner conseguir lidar com o público, da melhor forma, e mantiver o nível apresentado na última temporada, será extremamente difícil derrotá-lo. Que comecem os jogos!