A proposta de aquisição da MotoGP pela Liberty Media, anunciada em abril, avança para uma análise mais aprofundada (Fase II) pela Comissão Europeia, conforme comunicado hoje pela empresa. Este processo marca uma etapa crucial na conclusão do acordo, que já obteve todas as restantes aprovações regulatórias necessárias.

Com o início da investigação da Fase II, as partes envolvidas concordaram em estender o prazo de revisão para permitir uma análise detalhada. Ambas manifestam confiança numa decisão positiva por parte da Comissão Europeia.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, entidade detentora dos direitos do MotoGP, expressou otimismo com os próximos passos, ao afirmar: ‘Esperamos que esta aquisição obtenha a aprovação necessária da UE e estamos entusiasmados com a oportunidade de trabalhar com a Liberty Media. Entretanto, mantemos o nosso compromisso com a estratégia de levar o desporto a novos patamares e continuar o nosso impressionante ritmo de crescimento, expandindo ainda mais a nossa base de fãs global de mais de 500 milhões. 2024 viu uma assistência de época de mais de 3 milhões de fãs pela primeira vez, e seis pistas estabeleceram novos recordes históricos para os seus eventos. O nosso Grande Prémio de França quebrou o recorde de assistência de todos os tempos. Olhando para o futuro, não queremos apenas mais do mesmo, queremos ainda mais – e estamos orgulhosos de que a nossa estratégia já esteja a começar a dar frutos. Esperamos que os fãs estejam tão entusiasmados como nós com o futuro e a incrível nova temporada que está mesmo ao virar a esquina’.

William Jackson, Presidente do Conselho de Administração da MotoGP e Fundador da Bridgepoint, destacou o papel dos acionistas na evolução do desporto:

– O MotoGP é o desporto mais emocionante do mundo e tem um grande futuro pela frente. A Bridgepoint e a CPPIB têm sido grandes apoiantes da empresa e do desporto, e mantêm-se totalmente empenhados em ajudar Carmelo e a equipa a continuar a impulsionar o fantástico sucesso que o desporto tem alcançado ao longo dos últimos 18 anos como acionistas.

Com uma nova identidade de marca em desenvolvimento desde 2023, a MotoGP procura transcender o desporto e alcançar maior relevância cultural. Alterações na gestão e uma visão estratégica renovada estão a impulsionar esta transformação, alinhando-se com o objetivo de se tornar um nome familiar em todo o mundo.

A possível aquisição pela Liberty Media é vista como um acelerador desta evolução, permitindo que a MotoGP expanda ainda mais o seu alcance global, especialmente junto de um público jovem e diversificado.

Enquanto a investigação da Comissão Europeia continua, a MotoGP mantém o seu foco em consolidar a posição como uma das principais propriedades desportivas e de entretenimento do mundo. A temporada de 2025 promete trazer mais recordes e consolidar o desporto como um fenómeno global, com a Liberty Media a preparar-se para desempenhar um papel fundamental neste percurso.