
A equipa do Nantes deveria ter chegado esta segunda-feira a Lisboa, mas não conseguiu ligação aérea com Lisboa, devido ao apagão elétrico que se faz sentir por todo o país.
Os vice-campeões gauleses jogam esta quarta feira (19h45) com o Sporting, defendendo a vantagem de 1 golo (28-27) na 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, que se disputa no Pavilhão João Rocha.
Segundo Record apurou, os franceses ficaram retidos no aeroporto de Nantes, tendo obtido nova marcação de voo, mas com um atraso de 22 horas, pelo que só esta terça-feira deverão chegar à capital portuguesa, se entretanto a situação nos aeroportos ficar normalizada.
Refira-se que o Pavilhão João Rocha tem geradores que permitirão a realização da partida, mas esta ficará em risco se os adversários dos leões não comparecerem.
Para o Sporting, que contará com lotação esgotada no seu recinto, é o jogo do ano, pois poderá tornar-se no primeiro clube português a estrear-se numa Final-4 da Champions, cujo formato iniciou-se em 2010, já depois do ABC ter atingido a final da competição em 1994, mas disputada a duas mãos.
Martim Costa, que em Nantes foi o melhor marcador da partida, com 8 golos, deverá ultrapassar a marca dos 100 na Champions esta época, pois já soma 97.
Já o Nantes, que tem como melhor marcador Aymeric Minne (76), procura uma vaga em Colónia (Alemanha) pela terceira vez, como nas edições de 2018 (perdeu a final com o Montpellier) e 2021 (afastado do pódio pelo PSG).
Refira-se que o Sporting venceu todos os sete jogos disputados em casa esta temporada na prova europeia, acabando em 2.º lugar no Grupo A da Liga dos Campeões, com triunfos históricos frente aos húngaros do Veszprém (39-30), franceses do PSG (39-28) e alemães do Füchse Berlin (35-33).
Os leões estão à beira de estabelecer novo recorde de invencibilidade (50 jogos) no bastião do João Rocha, pois detêm 47 triunfos e 2 empates.
A última derrota dos leões em casa aconteceu a 28 de fevereiro de 2023 com os croatas do Nexe (28-34), na Liga Europeia, tendo o Montpellier (32-32) conseguido empatar a 11 de abril do mesmo ano, como o FC Porto esta época (30-30), na primeira fase do Campeonato, a 1 de março.