António Salvador marcou esta segunda-feira presença na tomada de posse de Pedro Proença como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e, em declarações ao Canal 11, considerou que hoje dá-se "um passo em frente" no futebol português. O líder do Sp. Braga falou ainda da aposta do clube no futebol feminino e do sorteio dos quartos-de-final da Taça de Portugal, frente ao Benfica.

Expectante para o que aí vem?
"Sim. Hoje é um passo em frente relativamente ao que tem vindo a ser realizado nesta casa. Hoje, Fernando Gomes dá por terminado o seu legado. É um dia novo, o dia 1 de uma nova viragem com Pedro Proença. Fez um discurso muito agregador para o futebol português, para os objetivos que propôs. Todos juntos iremos certamente realizar todos os objetivos que propôs e todas as mudanças no futebol português".

Como olha para o caminho que o futebol nacional está a percorrer? Olhando mesmo, por exemplo, para o crescimento do Sp. Braga...
"Os desafios são enormes. O futebol tem crescido muito em Portugal, o futebol feminino também. Ainda há muito trabalho para fazer, até a nível de infraestruturas, e é preciso o Estado começar a colaborar nisso. Só é possível termos mais crescimento e atletas tendo infraestruturas. E o Sp. Braga é um exemplo nisso. Ainda há pouco inaugurámos um estádio só para o futebol feminino, e isso é algo que os outros clubes precisam de fazer. Ter espaços e infraestruturas para que possa haver o crescimento do futebol feminino e masculino".

Futebol feminino está a ser uma grande aposta do Sp. Braga. Quais os objetivos a médio prazo?
"São claros, é trabalhar para que possamos estar o mais em cima possível. Trabalhar com a nossa formação. Hoje temos vários jogadores jovens da nossa formação na equipa principal, jogadores das seleções jovens. E o Sp. Braga tem trilhado esse caminho desde que começou há oito anos com a Cidade Desportiva, e tem tido um trabalho muito importante para o clube, para o seu crescimento e sustentabilidade. Foi uma aposta arrojada que fizemos, criar condições para que hoje esse caminho seja possível".

Vem aí o jogo com o Benfica para a Taça de Portugal. Já pensou estar no Jamor estar sentado ao lado de Pedro Proença?
"Todos os anos pensamos estar no Jamor e este ano não vamos fugir à regra. Sabemos que temos um jogo muito difícil, infelizmente o sorteio tem ditado quase todos os anos o Benfica nos quartos-de-final, começo a tentar perceber se as bolinhas têm alguma temperatura ou não... Não, estou a brincar (risos). Vai ser um jogo difícil para as duas equipas, bem disputado e obviamente no fim se verá quem vai passar".