

A ANTEVISÃO: O REENCONTRO DOS FINALISTAS
Depois de uma época cheia de reviravoltas e emoção, chegamos finalmente à final – Final essa que será disputada no Complexo Desportivo Municipal São João de Brito.
Esta, será a primeira final disputada durante o mandato de Pedro Esteves enquanto presidente da Federação Portuguesa de Futebol Americano. Enquanto, noutros anos, a final não teve as melhores condições, este vamos ter uma final repleta de eventos, extrafutebol americano, onde os espetadores irão assistir a uma demonstração de Flag Football e comer no Kau Barbecue, a seguir ao jogo.
Dito isto, vamos ao que interessa, o jogo da bola oval.
Começando pelos campeões em título, os Lisboa Devils. Este ano, os Devils, acabaram a fase regular com um registo de cinco vitórias, uma derrota e, já nos playoffs, uma vitória, num jogo frente aos Lisboa Navigators.
Os Devils são, sem dúvida, uma das melhores, se não mesmo a melhor defesa da liga, que é onde eu acho que se vai decidir o jogo. O ataque coordenado por Bernardo Solipa não teve o melhor dos anos e, ainda à duas semanas, os Devils ganharam a sua meia-final sem qualquer touchdown. Existe um problema neste ataque dos Devils, que não existe na defesa. A defesa dos Lisboetas é, sem dúvida, a melhor unidade, onde contam com jogadores como: Luan “Jacaré” Arruda, “Eddie” Gourgel, Filipe Franco, Afonso Lucas e David Martins, tudo jogadores de extrema qualidade, capazes de mudar o jogo.
Do outro lado do relvado, temos os Cascais Crusaders. Os Crusaders, até agora, estão a ter a época perfeita. Acabaram a fase regular apenas com vitórias e venceram o seu jogo nos playoffs, mas existem também algumas falhas.
Os Cascalenses são das equipas com mais experiência da liga na sua defesa, mas onde essa experiência não existe têm passado muitas dificuldades. Estou a falar dos DBs dos Crusaders. Atenção, tem jogadores com muita qualidade na sua secundária, tais como Patrick Mussi e Filipe Carreiro, mas quando esse nível de experiência não entra no jogo, passam muitas dificuldades. No seu jogo frente aos Braga Warriors, os Crusaders beneficiaram de três faltas de holding, por parte da linha ofensiva. Essas três jogadas dariam três touchdowns à equipa visitante, que poderia ter mudado (e muito!) o resultado do jogo.
De qualquer das maneiras, os Crusaders continuam a ser, para mim, os favoritos a ganharem esta final. Já venceram os Lisboa Devils esta época, melhoraram o seu nível ao longo de toda a sua época e não demonstram sinais de parar.
5 FACTOS SOBRE O ENCONTRO
– Esta final repete-se pela terceira vez em quatro anos. Os Devils estiveram presentes em todas, os Crusaders estiveram presentes em três.
– A última vez que as duas equipas se encontraram na final foi em 2023, jogo que acabou numa vitória Cascalense por 27-21.
– Jesuíno Furtado foi eleito o Melhor Jogador Ofensivo da LPFA XV.
– Matias Manuel foi eleito o Melhor Quarterback da LPFA XV.
– Os Lisboa Devils não falham os playoffs desde 2020.
JOGADORES A TER EM CONTA
Jesuíno Furtado- O “Juzz” tem tido época bastante boas nos últimos anos da LPFA, mas nos playoffs esteve um pouco mais apagado (sendo que, um jogo apagado de Juzz é o jogo normal de muitos). Irá “Juzz” competir ao mesmo nível da sua época regular?
Matias Manuel- O quarterback dos Crusaders teve uma excelente época. Neste jogo, vamos ver quais são as soluções que o quarterback irá arranjar para a complicadíssima defesa dos Devils.
EQUIPAS PROVÁVEIS
Lisboa Devils:
Ataque – Bernardo Solipa, Jesuíno “Juzz” Furtado, Antoine Fernandez, Guilherme Jesus, Gonçalo Dias, Nilton Santos, Gonçalo Duarte, Nuno Carvalho, Guilherme Solipa, Jordan Vieira e Daniel Marçal.
Defesa – Austin Leduc, António Cabral, Luan “Jacaré” Arruda, Jackson Oliveira, Carlos Neves, David Martins, João Figueiredo, Afonso Lucas, Leonardo Morais, “Eddie” Gourgel e Christopher Velasco.
Cascais Crusaders
Ataque: Matias Manuel, Paulo “Sabonete” Alves, Diego Maciel, João Barros, Otávio Maués, Afonso Costa, João Pereira, Bernardo Carvalho, Pedro Balle e Gustavo Machado.
Defesa: Gonçalo Cerdeira, João Branco, Sebastião Monteiro, João Miranda, José Sarsfield, Pedro Inácio, João Fonseca, Filipe Carreiro, Bernardo Costa, Tiago Almeida e Patrick Mussi.
PREVISÃO DE RESULTADO
Lisboa Devils 21-35 Cascais Crusaders