
Arsenal e Barcelona disputam esta tarde a final da Liga dos Campeões feminina no Estádio de Alvalade, em Lisboa, a partir das 17 horas. As inglesas tentam repetir a conquista de 2006/07, naquela que foi a única vez em que chegaram até à decisão, enquanto as catalãs, consideradas pelos especialistas como a melhor equipa do Mundo, querem levantar o 'caneco' da principal prova de clubes da Europa pela quarta vez, após o terem feito em 2020/21, 2022/23 e 2023/24. Ou seja, poderia ser a terceira consecutiva para as atuais hexacampeãs espanholas!
Esta será a segunda final da competição a ser disputada em solo português: a primeira foi a de 2013/14, entre o Wolfsburgo e as suecas do Tyresög, no Restelo, com triunfo por 4-3 das alemãs. Nesse jogo estiveram cerca de 11 mil pessoas, mas agora espera-se lotação esgotada, ou seja, perto de 50 mil (15 mil são adeptos do Barcelona).
Kika Nazareth, craque lusa de 22 anos do Barça, está lesionada desde março e é a grande ausência na equipa comandada por Pere Romeu, apesar de ter feito questão de viajar com a comitiva para Lisboa. Ainda assim, pode tornar-se a segunda jogadora portuguesa campeã da Europa, igualando o feito de Jéssica Silva, pelo Lyon, em 2019/20.