O francês Alexis Guerin (Anicolor-Tien21) conquistou este domingo a sétima edição do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, ao vencer isolado a terceira e última da etapa da prova, que 'escalou' a Torre.

O francês, de 32 anos, sucede no palmarés dos vencedores ao seu colega russo Artem Nych, que ganhou as duas edições anteriores e que hoje foi terceiro na tirada, a 1.25 minutos.

Guerin cumpriu os 183,9 quilómetros entre Pinhel e Seia, que incluíram uma subida à Torre, em 4:55.33 horas, sendo dois segundos mais rápido do que o colombiano Jesús Peña (APHotels&Resorts-Tavira-Farense), o único ciclista que aguentou a sua pedalada na escalada ao ponto mais alto de Portugal continental.

Após a vitória no derradeiro dia, o ciclista da Anicolor-Tien21, que chegou ao pelotão português esta época, assegurou a conquista da geral, com seis segundos de vantagem sobre Peña.

Nych completou o pódio, a 1.31 minutos, com Joaquim Silva (Efapel) a ser o melhor português da geral, na 13.ª posição, a 4.35.

Nas restantes classificações, Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu a montanha, Francisco Pereira (Feirense-Beeceler) as metas volantes e Ibai Azanza (Kern Pharma) foi o melhor jovem. A espanhola Euskaltel-Euskadi conquistou a classificação por equipas.