Afonso Eulálio (Bahrain-Victorious) foi esta quarta-feira o 12.º classificado na terceira etapa da Volta aos Alpes, chegando com os primeiros, numa tirada em que o italiano Marco Frigo (Israel-Premier Tech) surpreendeu o pelotão e triunfou isolado.

Frigo, de 25 anos, venceu a partir da fuga e com um solo impressionante, cumprindo os 145,5 quilómetros entre Sterzing e Innichen em 3:47.10 horas.

Os primeiros perseguidores chegaram 19 segundos depois, entre eles Eulálio, que tem servido a Bahrain-Victorious e os seus líderes, com o italiano Damiano Caruso a chegar hoje em sétimo.

O australiano Jai Hindley (Red Bull-BORA-hansgrohe) foi segundo e o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech) terceiro, mantendo-se o australiano Michael Storer (Tudor) na liderança da classificação geral.

O italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek) é segundo, a 41 segundos, e o francês Paul Seixas (Decathlon-AG2R La Mondiale), de 18 anos, é terceiro, à mesma distância, numa tabela em que Afonso Eulálio 'saltou' 19 posições, para 42.º, a mais de 18 minutos do líder.

Na quinta-feira, a quarta de cinco etapas liga Sillian a Obertilliach em 162,7 quilómetros, mantendo-se a toada de alta montanha que caracteriza os Alpes.