
Um golo, o primeiro na presente edição do campeonato, uma vitória, três pontos e subida ao pódio da Liga. É este o resumo da noite de ontem de Gorby e dos efeitos práticos que o rendimento individual teve no sucesso coletivo.
O jovem médio franco-haitiano estreou-se a marcar esta temporada e o momento de inspiração valeu ao SC Braga o importante triunfo diante do Nacional, com consequente ultrapassagem (ainda que, para já, apenas provisória) ao FC Porto na tabela classificativa.
Corria o minuto 37 da receção aos madeirenses quando Gorby aproveitou da melhor forma um passe atrasado de Roger Fernandes e, à entrada da pequena área, atirou a contar.
Naquela altura, e mesmo com muito tempo ainda para jogar, estava confirmado o triunfo dos arsenalistas e o debute do jovem médio a faturar em 2024/2025. A BOLA esteve à conversa com Ricardo Silva, que na época passada o orientou no Paços de Ferreira (onde Gorby esteve emprestado pelo SC Braga), e o técnico elogia o antigo jogador.
«É um jogador com caraterísticas híbridas. Atualmente joga num duplo pivô, geralmente ao lado do João Moutinho, mas tanto tem capacidade para cobrir linhas de passe no momento defensivo, como tem a ousadia de galgar metros no terreno e integrar-se nas dinâmicas ofensivas. Foi na sequência de um movimento desses que marcou este golo ao Nacional, algo que não é surpresa nenhuma para mim. Já disse publicamente que o Gorby é um jogador acima da média e não tenho dúvidas de que o mister Carlos Carvalhal, que o conhece como ninguém, vai extrair o melhor do Gorby», salientou.
O camisola 29 dos guerreiros do Minho já sabia o que era festejar na elite nacional – tinha marcado na derrota com o Sporting (1-2), na 19.ª jornada da Liga 2021/2022, a 22 de janeiro de 2022 -, mas agora voltou aos golos e parece estar disposto a ultrapassar a marca alcançada na temporada passada ao serviço dos castores (2).
Ricardo Silva não tem dúvidas de que o jovem vai continuar a crescer: «A afirmação do Gorby não me surpreende minimamente. Além da imensa qualidade que tem, está cada vez mais confiante pelo facto de estar a jogar com regularidade [n.d.r.: vai na oitava titularidade consecutiva] e isso só poderá traduzir-se em boas exibições e golos. Jogando com o João Moutinho tem mais impacto defensivo, mas se tiver outro parceiro, como por exemplo o Vítor Carvalho, poderá libertar-se mais e aumentar os registos atacantes.»
Aos 22 anos, e com contrato até 2028, Gorby está na crista da onda.