
As celebrações do bicampeonato do Sporting ficaram marcadas por um acontecimento trágico em Lisboa: um adepto dos leões foi atingido por uma bala de borracha perdida e ficou sem um olho. Bernardo Topa, de 28 anos, estava na zona do Saldanha com amigos quando, antes da passagem do autocarro do Sporting com destino ao Marquês, foi apanhado no fogo cruzado de uma ação da PSP que estaria a tentar dispersar outros adeptos que deflagravam e arremessavam pirotecnia. Uma bala de borracha perdida, disparada por shotgun, acabou por atingi-lo no olho esquerdo e causou cegueira total.
"Eu estava com amigos. À nossa volta estava tudo a abrir fogo de artifício e engenhos pirotécnicos. Como já tinha a experiência do ano anterior, e sabia que a Polícia podia intervir com cassetetes, procurei afastar-me tanto quanto pude. De repente vi agentes armados com shotgun a disparar sobre a multidão e o que aconteceu foi que uma bala perdida acertou-me no olho esquerdo e fiquei cego", conta Bernardo Topa a Record, relatando o que se sucedeu.
"A bala destruiu o olho. Saí dali a correr desesperado com dores e a escorrer sangue. Depois a ambulância ainda demorou a chegar, mas acabei por ser transportado para o Hospital de São José, onde fui operado para retirar os estilhaços e continuo internado", explicou-nos este comissário de bordo na TAP, que é natural do Porto, foi nadador-salvador durante 10 anos e estagiou na Sporting TV.
Record tentou contactar as relações públicas da PSP mas, até à hora de fecho desta edição não obteve resposta.