O piloto novato Isack Hadjar enfrenta um início incerto no Grande Prémio da China, uma vez que o seu difícil sétimo lugar agora está sob escrutínio. Após uma alegada libertação insegura durante a qualificação, a FIA convocou Hadjar, ameaçando o seu impressionante P7 de estreia.

Os comissários da FIA têm estado atentos no Grande Prémio da China, a examinar a conduta dos pilotos após a qualificação da Sprint de sexta-feira e agora novamente após a sessão principal de qualificação. Isack Hadjar, que conseguiu manter-se firme no Q3, tornou-se o segundo novato a alcançar esta fase avançada nesta temporada. No entanto, a sua conquista agora está ofuscada pela controvérsia que se seguiu.

A penalização mais significativa até agora foi atribuída a Jack Doohan após uma colisão com Gabriel Bortoleto na corrida Sprint. Apesar disso, a penalização de 10 segundos de Doohan, que ocorreu quando ele já estava a languidecer na última posição, pode parecer trivial comparada ao que Hadjar poderia potencialmente enfrentar.

A controvérsia gira em torno de um incidente envolvendo Hadjar e o seu companheiro de equipa Max Verstappen durante a sessão Q3. Verstappen, forçado a desviar-se do carro Racing Bulls de Hadjar, teve de mudar rapidamente para a pista lenta dos boxes depois de Hadjar ter sido alegadamente libertado de forma insegura no seu caminho.

A FIA, na sua nota, mencionou uma “alegada violação do Artigo 34.14 a) do Regulamento Desportivo da FIA Fórmula 1. Libertação insegura do Carro 6”. Como resultado, a posição de partida P7 de Hadjar está em jogo, com a possibilidade de uma penalização na grelha se ele for considerado culpado. Alternativamente, a equipa Racing Bulls pode ter de suportar uma multa.

Além disso, outro estreante, Oliver Bearman, também se viu em apuros. Ele foi acusado de obstruir Lance Stroll durante a qualificação e foi posteriormente convocado para o escritório dos comissários em Xangai. Bearman supostamente dificultou a vida a Stroll na Curva 13 durante o Q1, ganhando um lugar na lista de vigilância dos comissários. Enquanto Stroll conseguiu entrar no Q2, à frente de Gasly por 0.07s, Bearman não teve a mesma sorte, terminando em 17º lugar após não conseguir avançar para a próxima fase.