Ryan Blaney fez um regresso triunfante ao topo. O natural de Ohio conquistou a pole position para a Ambetter Health 400 de 2025 no Atlanta Motor Speedway, liderando o pelotão ao lado dos seus colegas da Team Penske, Austin Cindric e Joey Logano, que garantiram as segunda e quarta posições, respetivamente. Esta impressionante demonstração de força sublinha a contínua dominância da Team Penske na Cup Series.

Sob a liderança de Roger Penske, a equipa tem dominado a era Next-Gen, vencendo todos os três campeonatos desde que o novo carro foi introduzido em 2022. No entanto, a temporada de 2025 não começou da melhor forma, com um erro de julgamento de Joey Logano a custar à dupla da Penske uma vitória potencial. Apesar deste contratempo, a Team Penske parece estar de volta à forma, com o piloto do Ford nº 12, Ryan Blaney, a iluminar o segredo por trás do seu sucesso.

A Team Penske provou que o velho ditado “o trabalho de equipa faz o sonho funcionar” é verdade. A sua dominância na NASCAR Cup Series é um testemunho disso. Nos últimos três anos, Joey Logano conquistou o campeonato duas vezes, enquanto Ryan Blaney assegurou uma tríade de vitórias em 2023, conquistando a Bill France Cup no Phoenix Raceway. Mesmo durante a prova do Championship 4 no ano passado, onde os dois pilotos se enfrentaram, priorizaram a vitória da equipa em detrimento da glória pessoal. Isso resultou numa impressionante chegada em primeiro e segundo lugar no ‘The Desert Oddball’.

A estratégia de unidade e colaboração da Team Penske será mais uma vez exibida no Atlanta Motor Speedway. Blaney, partilhando os seus pensamentos antes da segunda corrida da temporada, disse: “Nós trazemos carros realmente rápidos, isso é uma grande parte disso, mas também é como, fazemos questão de nos encontrarmos e estarmos comprometidos uns com os outros. Pessoalmente, sinto que fazemos isso melhor do que outros grupos e é isso que nos torna realmente bem-sucedidos.”

No entanto, o reinado da Team Penske não tem sido isento de desafios. Durante a Daytona 500 de 2025, a tentativa arriscada de Joey Logano de fazer uma ultrapassagem em três carros resultou numa colisão com o Chevy No. 47 de Ricky Stenhouse Jr. Isto desencadeou um efeito dominó, fazendo com que Blaney se envolvesse na confusão. Embora Blaney tenha conseguido recuperar e garantir a sétima posição na corrida de abertura da temporada, os danos no carro de Logano foram demasiado severos, forçando uma retirada antecipada.

Apesar deste contratempo, Blaney está de volta à competição, encontrando-se numa posição privilegiada rodeado pelos seus companheiros de equipa e pelo colega piloto da Ford, Josh Berry, da Wood Brothers Racing, no Atlanta Motor Speedway. O homem de 31 anos enfatizou a importância do trabalho em equipa para o seu sucesso, afirmando: “Todos têm uma mentalidade um pouco diferente, mas acho que é um produto de companheiros de equipa a trabalharem juntos, e todos na Team Penske estão a fazer um bom trabalho ao trazer carros competitivos sempre que vamos a estes autódromos.”

As estatísticas são promissoras para os pilotos da Penske, que demonstraram considerável destreza em superspeedways na era Next-Gen. Desde 2022, Joey Logano, Austin Cindric e Ryan Blaney lideraram o maior número de voltas em pistas de drafting como Daytona, Talladega e Atlanta. No entanto, precisam de ter cuidado com Daniel Suarez, que tem uma média de chegada em 7.3, logo atrás de Blaney.

Joey Logano, que tem estado sob fogo por ter causado um acidente com múltiplos carros no Daytona International Speedway, ofereceu uma analogia sobre casamento para resolver a disputa com Blaney. Ele afirmou: “Acho que é como qualquer outro conflito que tens com o teu cônjuge, certo? Qual é a intenção? A intenção é causar um acidente ao teu companheiro de equipa? Absolutamente não. Vai contra alguma das nossas regras que estabelecemos como equipa sobre como vencer em speedways? Não, não vai. É uma…? Absolutamente.”

Enquanto se preparam para a segunda corrida da temporada em Atlanta, tanto Joey Logano como Ryan Blaney estão determinados a deixar os incidentes passados para trás. Será que o atual campeão da Cup Series conseguirá replicar a sua vitória no oval de 1.5 milhas durante a corrida de abertura dos playoffs em 2024? Só o tempo dirá. Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo!