
As vibrações que surgem na moto durante a corrida são um problema significativo para a Honda nesta fase inicial da época de MotoGP – condicionando, naturalmente, o desempenho.
No teste de Jerez, Joan Mir (Honda HRC Castrol) trabalhou ao nível de suspensões para tentar melhorar, mas esclareceu que não é a solução definitiva: ‘Estamos agora a trabalhar nisto. Experimentámos algumas coisas para melhorar isso, mas a suspensão pode ajudar um pouco a esconder este problema. Mas não é o principal’.
O campeão do mundo de 2020 salientou que, primeiro que tudo, há que entender a raiz do problema, e mitigá-lo enquanto não há essa compressão: ‘Primeiro, temos de entender por que é que por vezes as vibrações são mais, por vezes menos. Enquanto eles tentam entender o porquê, nós estamos a tentar resolver e a torná-las o mais reduzidas que conseguirmos. Isto é um pouco o que estamos a fazer no curto prazo’.
Os níveis de aderência poderiam explicar as vibrações, mas segundo Mir há indicações opostas: ‘Por exemplo, os pilotos de teste não se queixam verdadeiramente sobre isto, porque eles não têm muitas vibrações por causa da aderência. Mas, depois, nós nas corridas quando temos mais é quando o pneu quebra. Isso é estranho, porque é uma situação de baixa aderência. É difícil’.